DACIA SANDRIDER: A NOVA ARMA DA MARCA ROMENA PARA O DAKAR 2025
A marca romena acaba de apresentar o Dacia Sandrider Concept, o protótipo que será pilotado pela equipe Dacia Sandriders no Rally Dakar e no Campeonato do Mundo de Rally-Raid a partir de 2025.
Inspirado no Dacia Manifesto Concept, o laboratório de novas ideias que o fabricante apresentou em 2022, o Sandrider é um veículo completamente novo e projetado especificamente para os rally-raids. Está baseado na experiência esportiva do Grupo Renault e da Prodrive.
Este inovador protótipo aproveita inteligentemente todas as possibilidades oferecidas pelo regulamento na categoria Ultimate T1 , concentrando-se principalmente na agilidade e no peso.
Para o habitáculo, os designers e engenheiros da Dacia prestaram especial atenção às necessidades, costumes e exigências tanto do condutor como do copiloto. O painel modular do Sandrider permite a cada membro da tripulação adaptar a ergonomia e o design de certas características a seus próprios requisitos.
O Dakar é um dos encontros do esporte a motor mais duros. Por esta razão, o Sandrider necessitava um enfoque que levasse ao extremo o conceito robusto da Dacia.
Isso implicou em fortalecer o veículo com um sub-chassi e para-choques consolidados, carroceria de fibra de carbono, suspensão de dupla forquilha e uma transmissão 4x4 construída para os extenuantes requisitos dos eventos de rally-raid. Um inovador sistema elétrico mantém a potência ótima para todos os acessórios a bordo, mesmo nas condições mais difíceis.
Os bancos assinados pela Sabelt são estofados com tecidos especiais antibacterianos que autorregulam a umidade. As rodas de estepe estão descobertas para facilitar seu manejo. Do mesmo modo, a tripulação pode acessar rapidamente às ferramentas a bordo, sem a necessidade de abrir uma caixa.
Outros exemplos incluem uma placa magnética, integrada na carroceria, para evitar que os parafusos de fixação das rodas se percam na areia.
O Sandrider está equipado com pneus BF Goodrich de nova geração que oferecem uma ótima aderência em todo tipo de terreno, com a máxima resistência a golpes e furos. Estes pneus de 37 polegadas estarão calçados em rodas de alumínio de 17 polegadas.
Os engenheiros trabalharam especialmente para tornar o carro mais leve e reduzir o consumo de combustível. O peso total do Sandrider foi reduzido em cerca de 15 kg em comparação com protótipos do mesmo tipo. Este resultado foi conseguido utilizando um chassi tubular mais leve, eliminando todos os painéis da carroceria supérfluos e utilizando fibra de carbono para o resto. Os projetistas também eliminaram todos os elementos decorativos e os engenheiros optaram por um motor mais compacto e leve. Para otimizar a tração, o desempenho dinâmico e o peso, a distribuição entre a parte dianteira e a traseira foi incrementada significativamente na parte dianteira.
Além disso, foi dada uma ênfase especial na aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho. Os engenheiros puderam reduzir a resistência em cerca de 10% e a elevação em 40% em comparação com protótipos semelhantes.
Para manter baixa a temperatura no habitáculo, os projetistas do Sandrider utilizaram pigmentos anti-infravermelhos integrados diretamente nos painéis de carbono da carroceria do veículo. Foi apresentada uma patente para este processo.
O motor do Sandrider funciona com combustível sintético fornecido pela Aramco. É uma solução simples e acessível para reduzir seu impacto meio-ambiental.
Agora, o Sandrider começará uma longa série de testes de desenvolvimento em vários países. Sua estreia no esporte a motor acontecerá no Rally du Maroc 2024, a etapa marroquina do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) que será celebrado entre os dias 5 e 11 de outubro de 2024.
Os Dacia Sandriders, equipe oficial da Dacia W2RC, competirão em seu primeiro Dakar e nas demais etapas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid em 2025.
O piloto de rallys francês Sébastien Loeb, de 49 anos, ganhou o Campeonato Mundial de Rallys nove vezes seguidas entre 2004 e 2012. É o piloto mais bem-sucedido do automobilismo e muitas vezes considerado o melhor piloto de rallys de todos os tempos. Sébastien Loeb participa no Dakar desde 2016. Será acompanhado por seu copiloto Fabián Lurquin.
A piloto de rallys Cristina Gutiérrez, de 32 anos, é um nome destacado nos rallys de cross-country. Já participou em oito rallys Dakar entre 2017 e 2024. Cristina ganhou a Copa do Mundo de Rallys Cross-Country, categoria T3, em 2021. Em janeiro de 2024, se converteu na segunda mulher a vencer em uma categoria (Challenger) do Dakar, deepois de Jutta Kleinschmidt, que ficou em primeiro na geral. O copiloto de Cristina será Pablo Moreno Huete.
Nasser Al-Attiyah ganhou cinco vezes a Copa do Mundo de Rallys Cross-Country e foi duas vezes vencedor do Campeonato Mundial de Rally-Raid. Autêntica lenda do Dakar, ganhou cinco vezes esta espetacular prova.
O chassi tubular e o corpo de fibra de carbono acolhem uma mecânica V6 de 3.0 litros biturbo de injeção direta capaz de produzir 360 cv a 5.000 rpm e de oferecer um torque máximo de 539 Nm a 4.250 rpm.
O veículo em questão terá as seguintes dimensões: comprimento x largura x altura: 4.140 x 2.290 x 1.810 mm com uma distância entre os eixos de 3.000 mm.