DACIA SPRING: O CARRO ELÉTRICO MAIS BARATO DA EUROPA CHEGARÁ EM 2021

Para dar forma à sua transição para a mobilidade elétrica, a Dacia optou por concentrar-se no conhecido Renault City K-ZE, um carro 100% elétrico, que recentemente chegou ao mercado chinês.
Até o momento, essa inédita proposta da Dacia era um segredo e a havíamos conhecido através de um trabalho conceitual, o Dacia Spring Electric Concept, mas agora foi o próprio chefe global de marketing da marca romena, Mihai Bordeanu, quem confirmou a chegada do primeiro Dacia elétrico em 2021.
Trata-se do Dacia Spring, a versão adaptada para a Europa do Renault City K-ZE, que aterrissará no Velho Continente no próximo ano e que promete ser o carro elétrico mais acessível do mercado europeu.
O Dacia Spring medirá 3.73 metros de comprimento e em termos estéticos não contará com muitas surpresas em relação ao Renault City K-ZE, um elétrico quase decalcado do Renault Kwid, que a marca francesa vende no Brasil e na Índia.
Ainda não conhecemos como será o seu aspecto definitivo, mas o trabalho conceitual antecipa que contará com elementos decorativos plásticos, barras de teto, além das pertinentes modificações na parte frontal para incorporar as senhas de identidade da Dacia.
Na parte mecânica, a marca romena ainda não revelou as especificações que terá o Dacia Spring na Europa e embora não tenha entrado em detalhes, sabemos que homologará uma autonomia de 200 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP, suficiente para cobrir as necessidades diárias em ambientes urbanos e interurbanos.
De acordo com as declarações de Bordeanu, o novo Dacia Spring terá todos os ingredientes próprios de um modelo da marca em termos práticos e estéticos, mas especialmente será um veículo que oferecerá uma excelente relação preço/qualidade.
Ainda é cedo para conhecer seus preços, mas a Dacia afirma que será um carro elétrico bem acessível, com um preço que deverá estar abaixo do SEAT Mii Electric, que na Europa tem um preço a partir de 17.900 euros, antes das ajudas governamentais.