DACIA SUBSTITUIRÁ O LOGAN MCV E O LODGY POR UM NOVO SUV DE 7 LUGARES

Há aproximadamente uma semana surgiu a notícia. Alguns relatos que chegaram da França, um mercado chave para a Dacia na Europa, apontavam o que já se suspeitava fazia algum tempo: a chegada de um novo modelo à linha da marca romena. O projeto já está em marcha e é conhecido internamente com o código RJI. Agora, surge uma nova e interessante informação que permite esclarecer algumas questões que estão na mesa sobre este futuro lançamento.
Tanto o Dacia Logan MCV como o Dacia Lodgy estão condenados ao desaparecimento. No caso concreto do Logan MCV, optou-se por não dar continuidade a esta versão de carroceria familiar com a mudança de geração que sofrerá em breve o Dacia Logan. O fabricante romeno quer melhorar a imagem do seu primeiro modelo vendido na Europa ocidental, e para isso apostará tudo na tradicional carroceria tipo sedan.
O lançamento do novo Dacia Logan está agendado para este mesmo ano e chegará aos concessionários em 2021. Será um modelo completamente novo, já que mudará desde a plataforma até o desenho exterior e interior passando por uma oferta mecânica revisada e melhorada. Embora as vendas da linha Logan tenham se mantido estáveis nos últimos anos, a Dacia quer impulsioná-las, e para isso será fundamental a terceira geração.
Com relação ao Dacia Lodgy, neste caso o fato de que a Dacia não queira dar continuidade ao Lodgy pode surpreender. Acontece que se trata de um dos monovolumes mais vendidos na Europa, seus emplacamentos têm se mantido em níveis aceitáveis, e o que é igualmente importante, se trata do único modelo da marca com um interior para até sete passageiros. Agora, a empresa é consciente de que os tempos mudam e de que os monovolumes tradicionais devem adaptar-se às novas tendências do mercado.
Nos últimos anos temo sido testemunhas de como vários monovolumes se transformaram em crossovers ou diretamente em SUVs. E outros tantos adotaram uma imagem ‘crossoverizada’ para seguir a moda.
A linha Dacia será melhorada em 2021 com um novo modelo. O Logan MCV e o Lodgy serão substituídos por um novo SUV, um crossover que oferecerá um interior com capacidade para cinco ou sete passageiros. O Lodgy será aposentado no final deste ano de 2020 e a Dacia quer manter em sua oferta um veículo que possa transportar até sete passageiros. Como assinalado antes, este projeto tem o código RJI.
É certo que a ideia de um SUV da Dacia com três filas de bancos não é nova. Já em 2017 se especulava com a possibilidade de que a segunda geração do Dacia Duster estreasse uma versão alongada com sete lugares. No final não foi assim, e o Duster foi mantido intacto com um interior de cinco lugares. Este novo modelo mostrará uma personalidade própria, distanciando-se tanto da imagem do Logan MCV como do Lodgy.
O novo SUV de sete lugares da Dacia medirá aproximadamente 4.50 metros de comprimento. Ou seja, praticamente o mesmo tamanho do Lodgy. Seu perfil estará sujeito à necessidade de contar com um habitáculo suficientemente espaçoso para abrigar uma terceira fila de bancos.
Na parte técnica cabe destacar que será utilizada a plataforma CMF-B, uma arquitetura de nova geração que será fundamental nos planos de eletrificação que a Dacia tem para este futuro modelo.
O equipamento tecnológico será bem completo se considerarmos que falamos da marca Dacia. Se esperam sistemas de assistência à condução práticos, como o alerta de ponto cego e o sistema de alerta de saída involuntária de faixa. As opções de conectividade serão igualmente suficientes graças ao sistema de infotainment.
A Dacia deve acelerar sua transição para a mobilidade elétrica. É sabido que tanto a nova geração do Sandero como do Logan contarão em sua oferta mecânica com uma versão híbrida (HEV) e que em 2021 chegará à Europa o primeiro carro elétrico de produção em série da marca, o Dacia Spring. Estes lançamentos serão fundamentais para reduzir as emissões médias da linha e que, portanto, a Dacia possa cumprir com as normas de emissões.
A linha de motores do novo SUV da Dacia será composta por uma seleção de mecânicas diesel e gasolina. Também há na agenda uma versão híbrida convencional derivada diretamente da tecnologia E-Tech do novo Renault Clio.
Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento deste novo SUV da Dacia está agendado para o primeiro trimestre de 2021. Isso significa que o projeto já está em marcha e não seria surpresa que neste segundo semestre surjam os primeiros flagrantes de protótipos e mulas de testes.