DACIA URBAN CITY CAR: CONFIRMADO UM ELÉTRICO ACESSÍVEL QUE CHEGARÁ EM 2021

Por vários meses surgiram uma série de rumores sobre a possível chegada à Europa de um veículo elétrico acessível do Grupo Renault. Agora foi a própria Dacia que confirmou aquilo que de certa forma já era esperado: este pequeno carro elétrico já está pronto para desembarcar no Velho Continente.
Este veículo, que por enquanto é conhecido como ‘Dacia Urban City Car’, não será mais do que uma versão com o logotipo da marca romena do conhecido Renault City K-ZE, que o grupo francês lançou na China há alguns meses e que também poderá chegar a outros mercados nos próximos anos.
O Renault City K-ZE é um carro elétrico que toma como ponto de partida o Renault Kwid, um pequeno modelo que a marca francesa produz no Brasil e na Índia, que apenas recebeu algumas leves mudanças visuais. É equipado com um motor elétrico de 45 cv e 119 Nm de torque máximo, junto a uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 26.8 kWh, que lhe proporciona uma autonomia máxima de 250 quilômetros com uma carga completa.
O K-ZE deverá ser submetido a uma série de atualizações para poder aterrissar na Europa, modificações que provavelmente melhoram ligeiramente a sua potência, além de uma autonomia estendida, graças a uma bateria de maior capacidade.
O fabricante ainda não informou sobre o preço que este novo Dacia de zero emissões terá na Europa, mas um dos pontos fortes do City K-ZE na China é o seu preço acessível e embora provavelmente na Europa os custos disparem pelas melhorias em segurança, na potência e na autonomia, seguramente este pequeno carro elétrico do segmento A estará entre os mais acessíveis do mercado.
O grupo francês havia sugerido um preço em torno dos 10.000 euros, mas parece pouco provável que o primeiro Dacia elétrico chegue à Europa com um preço de entrada tão baixo.