DAIHATSU VISION COPEN CONCEPT PRETENDE ENCARAR O MAZDA MX-5 MIATA
A próxima geração do Daihatsu Copen promete, e muito. Por enquanto mostrada sob a denominação Vision Copen, crescerá em tamanho e será muito mais interessante em termos gerais ao contar com proporções mais lógicas para os mercados internacionais.
Para começar, seu maior tamanho não implica que poderemos vê-lo em qualquer outro mercado sem ser o doméstico, mas já é um avanço importante dessa possibilidade. Abandona o segmento dos keicars para encarar diretamente o Mazda MX-5 Miata, um sucesso de vendas entre os roadsters que sobrevivem.
Com 3.83 metros de comprimento já garante um interior muito mais capaz e confortável para todos os tamanhos, ao mesmo tempo que se consegue um porta-malas mais generoso embora isso deixe o carro dois centímetros mais baixo, ficando em escassos 1.26 metros, o que certamente trará consequências para os menos ágeis.
A marca diz que por enquanto este concept está equipado com um motor a gasolina de 1.3 litros, similar ao que equipava as versões de exportação da geração anterior, mas supomos que com uma potência maior que os 87 cv anunciados. Seria bom se contasse com turbo e cerca de 120 cv, mas por enquanto não há informação.
O que não pode ser criticado é o seu atraente design, que combina muito bem com as proporções do modelo original para se conseguir um veículo de aspecto elegante, dinâmico e atual. Será um interessante brinquedo de tração dianteira e dois lugares que talvez a Toyota possa comercializar no exterior, mas por enquanto vemos isso tudo muito distante.