DE ACORDO COM ELON MUSK, OS PROTÓTIPOS DO TESLA MODEL Y ESTÃO APROVADOS PARA PRODUÇÃO

Esta foi uma grande semana para o fabricante americano de veículos eléctricos, já que foi a primeira vez em dois anos que a empresa apresentou um balanço trimestral positivo e a primeira vez que o novo Tesla Model 3 entrou em produção.
Isso foi anunciado durante a conferência de investidores correspondente ao terceiro trimestre de 2018, e entre todas as novidades que foram comentadas nesse mesmo evento também foi confirmado que o novo Tesla Model Y passou a uma nova etapa de seu desenvolvimento.
Segundo o próprio Elon Musk, os protótipos do novo Model Y receberam a luz verde para passar à produção, um dos marcos mais importantes no desenvolvimento de qualquer modelo, mas o que significa isso para o novo Model Y ?
Embora todos os fabricantes tenham seu próprio método de trabalho, a verdade é que o desenvolvimento de um novo modelo é praticamente idêntico em quase todas as marcas. Atualmente podemos distinguir - resumindo muito - entre duas fases muito claras, o que é a própria fase de projeto em si, que reúne tanto a parte estética como o desenvolvimento da engenharia, e todos os passos prévios à produção, com a criação dos diferentes protótipos, tanto de desenvolvimento e testes, como de pré-produção. Entre essas duas fases há que se tomar uma série de decisões, geralmente sobre protótipos que já contam com a configuração definitiva do modelo, e que alguns fabricantes chamam de protótipos de confirmação.
Pelas palavras de Elon Musk, como é habitual em suas declarações, foi pouco específico, mas entende-se que os protótipos que receberam luz verde são precisamente esses protótipos de confirmação, de modo que não se deve esperar que o veículo comece a ser produzido em breve.
Espera-se que o novo Model Y seja apresentado no próximo mês de março, já que esta foi a data anunciada pelo próprio Musk, no entanto, ainda se desconhece quando poderá entrar em produção. Algumas informações asseguram que não será até o início de 2020, de modo que o modelo que será apresentado em março deve ser um veículo em um estado anterior às unidades de pré-produção, portanto, terá somente um caráter conceitual.