DENZA 500 EV: O ELÉTRICO CHINÊS BASEADO NO MERCEDES-BENZ B CLASS DE PRIMEIRA GERAÇÃO FOI ATUALIZADO
A Daimler e a chinesa BYD criaram uma joint-venture que tomando como base o Mercedes-Benz B Class de primeira geração, lançou no ano de 2014 um hatchback equipado com um sistema de propulsão puramente elétrico o qual denominaram Denza 400 EV.
O Denza acaba de receber uma atualização que renovou sua estética exterior e introduziu também, algumas melhorias no interior e no equipamento, ao mesmo tempo em que estreia um novo nome, já que agora levará a denominação Denza 500 EV.
As modificações estéticas afetaram fundamentalmente a parte dianteira, que estreia uma nova grade, novos faróis que agora integram as luzes diurnas em LED e um para-choque de novo formato que incorpora molduras cromadas.
A parte traseira também foi objeto de revisão, embora ali as modificações tenham sido menores, já que somente foi modificado o para-choque, que também inclui molduras cromadas.
No interior também houveram algumas melhorias e embora o formato do painel de instrumentos se mantivesse inalterado, o fabricante chinês aproveitou a ocasião para introduzir melhorias no sistema de infotainment, que agora inclui uma tela táctil de maiores dimensões, um novo volante esportivo de base plana e melhorias nos acabamentos e guarnições, com o propósito de melhorar a qualidade percebida.
O renovado Denza 500 EV conta com um sistema de propulsão baseado em um motor elétrico que desenvolve 184 cv e um torque máximo de 300 Nm, em combinação com um pack de baterias de íons de lítio que agora contam com 70 kWh de capacidade, suficientes para conseguir uma autonomia com uma carga completa de 450 quilômetros de acordo com o ciclo de homologação NEDC.
Apesar das melhorias, o Denza 500 EV não consegue ocultar o passar dos anos, fundamentalmente devido à sua antiga plataforma, a mesma que estreou na primeira geração do Mercedes-Benz B Class por volta de 2005. Os preços para o mercado chinês começam em 299.800 yuans, equivalente a 153.500 reais ao câmbio atual.