DENZA D9: UM LUXUOSO MONOVOLUME CHINÊS ELÉTRICO OU HÍBRIDO PLUG-IN
Na Europa e nos Estados Unidos o segmento dos monovolumes e das vans para o transporte de passageiros não está passando por seu melhor momento, como demonstram os números de vendas, mas há outros mercados como o da China onde este tipo de veículos ainda têm boa aceitação.
Na verdade, no gigante asiático há muitas opções na hora de escolher um veículo para o transporte de passageiros, tanto de fabricantes estrangeiros como locais, e um dos últimos produtos a chegar ao mercado é o Denza D9, com uma linha totalmente eletrificada.
A marca Denza, propriedade do gigante chinês BYD e do Grupo Mercedes-Benz, produz modelos de luxo para o mercado chinês e, embora a maioria dos modelos prévios eram em essência produtos BYD com um aspecto diferente, o D9 é um veículo totalmente novo.
Lançado no ano passado, o Denza D9 é essencialmente um MPV para o transporte de passageiros, cuja principal vantagem é que oferece uma versão completamente elétrica e também três híbridas plug-in, com diferentes motores e baterias.
A versão que aparece no vídeo abaixo, no entanto, é o PHEV topo de linha, com uma potência combinada de 406 cv e um torque máximo de 681 Nm, de modo que deve oferecer um bom nível de desempenho.
De acordo com o fabricante, a autonomia em modo elétrico deste híbrido plug-in é de até 180 quilômetros, uma cifra que não é habitual. E o que tampouco é normal neste tipo de veículos é que esteja disponível a carga com corrente contínua, a um máximo de 80 kW.
O mais impressionante do Denza D9 é provavelmente o seu habitáculo, com capacidade para sete pessoas e um grande número de telas. Destacam-se o monitor dianteiro central de 15.6 polegadas, a instrumentação de 10.25 polegadas, os dois instalados atrás dos bancos dianteiros e os dois dos descansa braços da segunda fila de bancos.
Agora, um nível de equipamento como esse, um design interessante e materiais que, pelo menos à primeira vista, parecem de boa qualidade, não são baratos, já que o preço do D9 mais equipado e potente na China custa o equivalente a 65.000 dólares.