DIVISÃO SVO DA JAGUAR LAND ROVER COLOCA SUA ALÇA DE MIRA NOS CARROS ELÉTRICOS

A eletrificação é inevitável no setor automobilístico. Até as marcas mais reticentes em adotar esse tipo de mecânica acabaram sucumbindo a ela por diferentes motivos. Entre eles, poder adaptar-se às futuras normas mais restritivas. Um claro exemplo disso é a Jaguar. A marca britânica revelou recentemente seu primeiro carro totalmente elétrico de produção em série, o Jaguar I-Pace.
Com sua chegada ao mercado abre-se a porta a outra questão igualmente relevante dentro de uma empresa automobilística desse porte. Trata-se das versões de alto rendimento que oferecem um desempenho e exclusividade superior. No caso da Jaguar é preciso destacar a Special Vehicle Operations (SVO), que assegura que já tem sua alça de mira nos veículos elétricos.
John Edwards, Diretor Geral da SVO, confirmou que estão muito entusiasmados em poder explorar as possibilidades oferecidas por uma mecânica totalmente elétrica na hora de desenvolver versões de maior rendimento. Edwards assegura que o desenvolvimento desse este tipo de versões não será nada simples, já que deverão enfrentar todo tipo de desafios associados a um veículo com essas características.
Para John Edwards o auge dos carros elétricos significa uma nova oportunidade de negócio para a SVO: “Definitivamente é um desafio diferente, mas na realidade o vejo como uma oportunidade e os nossos engenheiros adoram ter um problema para resolver. As regras dos veículos de alto rendimento em um mercado tradicional (combustão interna) estão muito bem estabelecidas e reagimos a elas. Com os veículos elétricos não há regras estabelecidas, o que permite explorar diferentes tipos de soluções”.
A expectativa mais lógica é que a SVO inicie sua transição para a mobilidade elétrica com o novo Jaguar I-Pace, embora por enquanto não haja nada oficial a respeito. Edwards não fechou a porta para o lançamento de um hipotético Jaguar I-Pace SVR: “É claro que eu gostaria de vê-lo, mas também tenho outras ideias loucas que podemos colocar em prática”.
No caso do I-Pace já existe um precedente de versão orientada a espremer ao máximo as capacidades de sua mecânica. Mas se trata de um modelo específico para a competição: o Jaguar i-Pace eTrophy Racecar. Levando em conta que o I-Pace pode ser usado para criar um carro elétrico de corridas, não seria estranho surgirem novas versões mais extremas e radicais de rua.