DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO ATÉ OS ALPES: O NOVO BMW i5 SE COMPORTA DE MANEIRA IMPRESSIONANTE NOS TESTES DE INVERNO SOBRE GELO E NEVE
O primeiro BMW Série 5 com sistema de propulsão 100% elétrico ainda não fez sua estreia mundial, mas já superou os últimos testes de resistência. O novo BMW i5 demonstrou repetidamente tanto a estabilidade do seu powertrain elétrico como suas qualidades de desempenho dinâmico durante os árduos testes de condução em condições de inverno. O programa de testes em gelo e neve durou cerca de um ano no total, dos testes iniciais até as etapas finais de ajuste. Durante os extensos testes em estradas rurais, autopistas e pistas de testes especialmente preparadas, os engenheiros de desenvolvimento concentraram sua atenção principalmente na capacidade do veículo para conduzir em baixas temperaturas e em superfícies que oferecem pouca aderência.
Os inovadores sistemas de controle do powertrain e do chassi a bordo do novo BMW i5 fazem muito para otimizar sua tração, dinamismo e estabilidade de condução, e em nenhum lugar isso é mais evidente que em uma sólida camada de neve, estradas de montanha geladas e lagos congelados. Era justo que os testes dinâmicos de inverno do sedan de propulsão puramente elétrica terminassem exatamente onde começaram: no frio penetrante do centro de testes de inverno do BMW Group em Arjeplog, no norte da Suécia.
Teste de resistência para a tecnologia BMW eDrive, operando continuamente em temperaturas extremas abaixo de zero
Como parte do processo de desenvolvimento da produção, o novo BMW i5 primeiro teve que demonstrar seu valor em fevereiro de 2022, quando completou uma viagem por estrada de Munich até o centro de testes da BMW em Arjeplog. Um protótipo do BMW Série 5 totalmente elétrico completamente camuflado com uma envoltura especial, acessórios de plástico, telas, faróis e lanternas traseiras provisórias partiu em um teste de condução de cinco dias dos Alpes bávaros até a Dinamarca, e depois até a borda do Círculo Polar Ártico na Lapônia sueca.
A viagem de cerca de 3.000 quilômetros ofereceu uma oportunidade inicial para que os motores, a eletrônica de potência, a bateria de alta voltagem, o sistema integrado de calefação e refrigeração para o habitáculo e o pacote de baterias demonstrassem seu avançado nível de preparação em uma viagem de longa distância. Com tecnologia de células de bateria de vanguarda e gestão térmica inteligentemente controlada, a tecnologia BMW eDrive de quinta geração, melhorada ainda mais para o novo BMW i5, forma a base para autonomias longas e tempos de carga curtos durante as pausas na viagem, mesmo em condições extremas com uma temperatura ambiente abaixo de zero.
O destino final de Arjeplog proporcionou à equipe de engenheiros de desenvolvimento o lugar ideal para o seu programa de testes. As estradas cobertas de neve e os lagos congelados do norte da Suécia, com suas vastas extensões de gelo, criam o cenário perfeito para explorar como os componentes do chassi, os sistemas de direção, frenagem, assim como os sistemas dinâmicos e de estabilidade de condução interatuam entre si em condições extremas ao ar livre. Como resultado, já foram assentadas as bases para a condução implacável, segura e caracteristicamente esportiva do novo BMW i5 nos primeiros testes de condução em Arjeplog.
Testes em condução diária e em estradas invernais ao pé dos Alpes
Isso foi seguido por mais testes ao longo de 2022, tanto em outras instalações de testes do BMW Group e na condução diária em Munich e seus arredores, assim como nas imediações da planta do BMW Group em Dingolfing. A tarefa aqui era continuar refinando a tecnologia do chassi e as propriedades acústicas do veículo em uma ampla variedade de condições, assim como aperfeiçoar a entrega de potência da unidade de propulsão, para produzir uma experiência de condução bem resolvida a todo momento.
Mais uma vez, parte do trabalho de desenvolvimento foi realizado deliberadamente durante os meses mais frios em estradas geladas e nevadas nas paisagens alpinas. No inverno passado, os protótipos do BMW i5, que agora exibem menos camuflagem e faróis quase de produção, foram enviados regularmente a testes para verificar a funcionalidade e confiabilidade de seus sistemas de controle do powertrain e do chassi em condições climáticas e de estradas extremamente exigentes. Os engenheiros da BMW envolvidos no projeto do veículo puderam inspecionar diretamente o estado atual do desenvolvimento através de testes na Baviera natal da marca BMW antes de que fosse o momento de regressar aos testes de resistência próximo do Círculo Polar Ártico em fevereiro de 2023.
O BMW i5 impressiona com sua incomparável condução sobre gelo e neve
O propósito desta segunda rodada de testes na Suécia foi ajustar todos os sistemas de controle do powertrain e do chassi. Graças às suas superfícies de baixa aderência, as áreas de testes localizadas em lagos congelados em torno de Arjeplog foram especialmente adequadas para ajustar delicadamente o sistema de controle de torque no BMW i5 em condições reproduzíveis com precisão. No novo BMW i5, o sistema DSC (Dynamic Stability Control), a função de deslizamento das rodas com o atuador próximo do limite e o sistema de controle do torque, estão interconectados para que possam interatuar e complementar-se entre si de forma flexível em qualquer situação de condução. Como resultado, o sedan totalmente elétrico tem um desempenho pelo menos tão eficiente como qualquer modelo convencional sobre gelo e neve.
A aplicação integrada de todos os sistemas de powertrain e chassi respalda as excelentes habilidades de condução mostradas pelo BMW i5 nos testes de inverno. Quanto mais desafiantes eram as condições, mais impressionantes eram a velocidade e a precisão dos sistemas de controle na versão completamente elétrica do novo BMW Série 5 Sedan. O BMW i5 oferece uma combinação harmoniosa de tração ótima ao arrancar e uma estabilidade de condução suprema ao tomar uma curva ou frear, o que é único no ambiente competitivo.