DOIS EXEMPLARES ESTRANHOS DA FERRARI QUE SERÃO LEILOADOS EM MONTEREY 2017

Chegou o mês de agosto e com ele o maior evento do ano do mundo dos clássicos e dos veículos exóticos, a semana do motor de Monterey (Califórnia). Onde acontecerão inúmeros eventos paralelos ao Pebble Beach Concours d’Elegance, o concurso de elegância mais concorrido e de maior renome de todo o calendário.
Por isso não é de se estranhar que os leilões que são celebrados nesses dias em Monterey sejam uma das grandes atrações da semana, já que reúnem os modelos mais requintados e raros de todo o ano. No caso da Ferrari, marca habitualmente protagonista desses eventos, estará este ano muito bem representada, com dezenas de unidades clássicas da marca - além de um ou outro modelo atual - que serão vendidos nos diversos leilões que acontecem nestes dias.
Entre as muitas unidades da marca italiana que serão vendidas, de diversas épocas e tipologias, podemos encontrar vários exemplares muito raros e não só por sua escassa produção, mas porque em um sentido ou outro são únicos. Como é o caso do Ferrari F166 MM/212 Export by Fontana, um modelo que por sua estranha estética recebeu o apelido de ‘Uovo’ - ovo em italiano, fabricado em 1950.
Essa unidade apresenta uma das estéticas mais estranhas que podemos encontrar em um modelo da marca. Foi preparado pelo encarroçador Fontana sobre um Ferrari acidentado do Conde Giannino e teve um longo histórico esportivo. Suas estranhas formas se devem às intenções de seu proprietário original querer criar uma carroceria o mais aerodinâmica possível, portanto, podemos entendê-lo como uma primitiva versão Evoluzione não oficial. Nas mãos do mesmo proprietário há 30 anos, o modelo foi restaurado em 1986 e a casa de leilões estima seu preço de venda em um valor entre 5 e 7 milhões de dólares.
O Ferrari F330 GT 2+2 Shooting Brake by Vignale é outro desses modelos destacados por sua estranha aparência. O encarroçador italiano fabricou somente alguns desses estranhos shooting brake, baseando-se no F330 GT 2+2, que conta com o motor V12 Colombo de 3.3 litros e desenvolve uma potência em torno dos 300 cv.
Este exemplar não é tão valioso como o anterior, mas conta com uma estética muito particular e um histórico de proprietários no qual se inclui Jay Kay, do grupo britânico Jamiroquai. O valor estimado de venda desse estranho Ferrari de carroceria shooting brake está em torno dos 900.000 dólares.
Clique nos links para acessar as galerias de fotografias dos dois modelos.