DONGFENG PEUGEOT CITROËN AUTOMOBILES INAUGURA SUA QUARTA FÁBRICA NA CHINA

O Grupo PSA Peugeot Citroën prossegue a efetivação do seu plano ‘Push to Pass’ inaugurando agora a sua quarta fábrica na China, em Chengdu, sedimentando a sua parceria com a Dongfeng. Essa iniciativa surge em apoio ao objetivo fixado de vender um milhão de veículos na China e Sudeste Asiático até 2018, tendo a cerimônia de inauguração ocorrida com a presença de Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA, e de Zhu Yanfeng, Presidente do Conselho de Administração da Dongfeng Motor Corporation.
Além dos mais importantes executivos de cada uma das duas empresas, também marcaram presença na inauguração da fábrica de Chengdu, Denis Martin, diretor do Grupo PSA para a China e o Sudeste Asiático e Liu Weidong, Diretor-Geral Adjunto da Dongfeng Motor Corporation, entre outros, num claro sinal de compromisso entre as duas partes na concretização deste plano.
Essa quarta fábrica da Dongfeng Peugeot Citroën China (DPCA) irá fabricar veículos baseados na plataforma EMP2 do Grupo PSA, das marcas Dongfeng Peugeot, Dongfeng Citroën e Dongfeng Fengshen, principalmente do segmento de SUVs. A produção terá início com o novo SUV Peugeot 4008, cujo lançamento comercial está agendado para novembro na China.
Depois de um crescimento de 53% em 2015, o segmento SUV continuou a sua forte ascensão no primeiro semestre de 2016 (+ 44%), representando atualmente 38,8% do mercado chinês.
De um modo geral, o mercado automobilístico chinês apresenta um potencial inédito com uma taxa de 75 veículos por cada 1.000 habitantes. Tendo destronado os EUA, a classe média chinesa tornou-se a mais numerosa do mundo, abrangendo um total de 110 milhões de pessoas. Espera-se que possa duplicar em menos de uma década, passando a representar 220 milhões de pessoas.
Em complemento à fábrica de Shenzen da CAPSA, que produz os modelos da linha DS, o parque industrial da DPCA passa agora a contar com quatro fábricas principais: três baseadas em Wuhan, na Província de Hubei, e esta nova de Chengdu, na Província de Sichuan. Com essa nova infraestrutura e o novo plano em médio prazo ‘5A+’ da DPCA, divulgado no último dia 11 de maio, o Grupo PSA e a Dongfeng Motor (DFM) envolvem-se ainda mais e reforçam a sua parceria estratégica para atender às exigências do mercado chinês, melhorando o desempenho econômico desta joint-venture.
Essa melhoria tem como objetivos claros: obter um forte crescimento na satisfação do cliente em produtos e serviços, que lhe permita situar-se no top3 do setor até 2018 e visando o primeiro lugar em 2020; alcançar um volume de negócios superior a 100 bilhões de RMB até 2020 e; por fim, obter um crescimento rentável e sustentável, baseado em 30% de ganhos de produtividade até ao ano 2020.
Nessa cerimônia, Carlos Tavares explicou que, com essa nova fábrica, “vamos enriquecer a nossa oferta de veículos no mercado em crescimento dos SUV e satisfazer as expectativas dos nossos clientes na China. Trata-se de uma etapa importante na implementação do nosso plano ‘Push to Pass’ e na realização dos nossos objetivos: lançar 20 novos veículos na China até 2021 e comercializar mais de 1 milhão de veículos na região a partir de 2018”.