DS N°8 ENFRENTA O DESAFIO DAS VIAGENS EM AUTOESTRADAS EUROPEIAS SEM RECARREGAMENTOS
Viajar longas distâncias com um veículo elétrico sem ter preocupações com a autonomia ou os recarregamentos é um elemento fundamental na ambição da DS Automobiles de personificar a Arte de Viajar. Ao longo de diferentes percursos, de 450 km a mais de 500 km em autoestradas, o DS N°8 demonstrou a sua capacidade real de percorrer longas distâncias, por várias das principais vias europeias, sem necessidade de recarregamentos. Em autoestradas e em condições reais, o DS N°8 superou com sucesso o desafio da mobilidade elétrica de longa distância sem restrições, permitindo aos condutores fazer paradas apenas quando se decide fazê-lo e não quando se é obrigado.
“Com o DS N°8 já não é a bateria que dita quando se deve parar para recarregar, mas sim o desejo de fazer uma pausa na condução. Este automóvel vem mudar o jogo”, disse Xavier Peugeot, CEO da DS Automobiles
Testes em escala real pela Europa
Para demonstrar a robustez do DS N°8 em termos de autonomia, a DS Automobiles realizou uma série de viagens de testes por vários países europeus onde a marca está presente. Realizadas em velocidades regulamentares e em vias rápidas e autoestradas, essas viagens permitiram avaliar o desempenho real do veículo em condições variadas.
Foram selecionados quatro itinerários para ilustrar esta abordagem, todos realizados respeitando as velocidades máximas autorizadas nas autoestradas (geralmente entre os 120 e os 130 km/h, dependendo do país):
- Paris - Lyon (França): 450 km, nível de carga da bateria (SOC) na chegada de 10% e 60 km;
- Munich - Koblenz (Alemanha): 506 km, nível de carga da bateria (SOC) na chegada também de 10% e 56 km, confirmando a constância da autonomia, apesar da distância ser um pouco maior;
- Madrid - Denia (Espanha): 470 km, nível de carga da bateria (SOC) na chegada de 20% e 128 km, demonstrando uma eficiência reforçada em condições de condução ligeiramente mais favoráveis;
- Melfi - Nera Montoro (Itália): 450 km, nível de carga da bateria (SOC) na chegada de 28% e 195 km, ilustrando uma gestão energética particularmente otimizada.
Estes resultados evidenciam a capacidade do DS N°8 de manter uma autonomia confortável em percursos superiores a 450 km em autoestradas, adaptando-se a perfis de estrada variados e a diferentes condições de condução.
Todos os percursos foram cumpridos com uma bateria carregada a 100%, sem qualquer carregamento intermediário, confirmando assim a confiabilidade da autonomia do DS N°8. Essas viagens demonstram não só a confiabilidade do ciclo misto WLTP (750 km), mas também a capacidade real do automóvel de percorrer 500 km em autoestradas em condições variadas, uma promessa agora validada pela experiência no terreno.
Nas viagens mais longas em autoestradas, o DS N°8 permite recuperar até 200 km em apenas 10 minutos numa estação de carregamento de 160 kW, ou superior. O sistema EV Routing integrado antecipa as paradas e prepara o veículo para o carregamento, reduzindo a preocupação do condutor.
A engenharia francesa no centro da performance
O DS N°8 se beneficia de uma cadeia de tração desenvolvida na França, com um motor elétrico desenvolvido pela Emotor e montado em Trémery, na região Grand Est, e uma bateria ‘Long Range’ concebida pela ACC e produzida na gigafábrica de Billy-Berclau, na região Pas de Calais, dois componentes resultantes do savoir-faire industrial francês, que contribuem para a sua eficiência energética.
Este desempenho é reforçado por um trabalho avançado no domínio da aerodinâmica, integrado desde a concepção, que permite otimizar os fluxos de ar e reduzir as resistências para apresentar um Cx recorde de 0.24 dm².
O DS N°8 combina, assim, consumos energéticos controlados, uma autonomia de referência, dinamismo, conforto e requinte, para uma experiência de condução elétrica fluida e serena, à prova de viagens longas.