DUBUC TOMAHAWK: UM ESPORTIVO ELÉTRICO COM UMA AUTONOMIA DE 600 QUILÔMETROS
A Dubuc Motors é uma empresa que tem suas bases em Menlo Park (Califórnia, EUA) e Quebec (Canadá), e já trabalha a mais de 12 anos no desenvolvimento tecnológico e mecânico de um modelo esportivo 100% elétrico de configuração 2+2. Trata-se do Dubuc Tomahawk.
O primeiro modelo da empresa foi apresentado como um protótipo fabricado em uma estrutura monocasco de alumínio, com linhas estéticas afiladas e portas com abertura tipo ‘tesoura’. O carro será fabricado integralmente nos Estados Unidos e terá uma autonomia de quase 600 quilômetros com uma só carga - embora ainda se desconheça a capacidade de suas baterias e tempo de recarga.
Em termos de desempenho, o Tomahawk terá motores gêmeos (dianteiro e traseiro) com refrigeração líquida e será capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em apenas 3 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima de 258 Km/h com tração nas quatro rodas. Por enquanto a marca não informou os números de torque e potência do motor.
O pessoal da Dubuc Motors informa que, se o projeto tiver a aceitação necessária, a plataforma desenvolvida para o seu primeiro modelo poderá ser utilizada em veículos destinados a outros nichos de mercado, abrindo assim a possibilidade a modelos mais generalistas como um sedan ou um SUV, seguindo os passos da linha Tesla.
O modelo, que iniciará sua produção neste mesmo ano, já abriu em sua página da web o processo de reserva do esportivo. Por 5.000 dólares é possível entrar na lista de clientes do veículo que começará a ser produzido ao longo de 2017 e que terá um preço final de 125.000 dólares.
Na verdade, como a própria Dubuc indica, o veículo será um esportivo de equilíbrio perfeito com base em quatro pilares fundamentais que seus concorrentes diretos não cumprem: como a conectividade 100% elétrica, a aceleração de 0 a 100 Km/h feita em menos de 4 segundos, seu preço abaixo de 150.000 dólares e um interior de configuração 2+2 lugares.
A empresa promete que graças ao bem sucedido crowdfunding criado para financiar o modelo, a versão final do Tomahawk será apresentada ao público no próximo CES Las Vegas de 2018.