DUPLO ANIVERSÁRIO: PORSCHE TURBO E ‘A MELHOR ESTRADA DO MUNDO’
O primeiro Porsche de série com tecnologia turbo saiu da linha de produção de Zuffenhausen há cinquenta anos, coincidindo com a abertura da Transfagarasan, uma estrada localizada no leste da Romênia que muitos consideram ‘a melhor rota para carros do mundo’. A Porsche se dirigiu a este local para celebrar os dois aniversários.
Existem várias estradas que competem pelo título de ‘melhor do mundo’. Algumas candidatas a esse título incluem a rodovia Angeles Crest, em Los Angeles (EUA), a estrada alta da Floresta Negra (Alemanha), a rota N9 que atravessa o Marrocos de centro a sul, ou qualquer uma das vias de North York Moors (Reino Unido). Sem dúvida, qualquer uma delas poderia figurar na prestigiosa lista das mais adequadas para curtir ao volante.
Para muitos, porém, a Transfagarasan é a campeã indiscutível, a rota definitiva. O destino quis que, em 2024, esse emblemático passo de montanha comemorasse seu 50º aniversário. O que poderia ser um lugar melhor, então, para celebrar os 50 anos do Porsche Turbo?
A estrada Transfagarasan tem 91 quilômetros de extensão e serpenteia pelo sul dos Cárpatos. Foi criada originalmente para proporcionar uma rota estratégica entre a Transilvânia e a Grande Valáquia. Para sua construção, entre 1970 e 1974, foram usadas mais de 6.000 toneladas de dinamite. Determinar a inclinação, as variações de elevação e os raios de curva ideais para uma condução dinâmica em carros esportivos de última geração certamente não era uma prioridade ao traçar essa rota pelas montanhas. No entanto, o trajeto final, ditado pela vastidão da paisagem natural, é tão extraordinário que seria difícil imaginar algo melhor.
Durante os meses frios do ano, e até além, a estrada é um lugar perigoso devido à neve e ao risco sempre presente de avalanches. De fato, permanece fechada ao tráfego entre outubro e junho. Mas quando o clima melhora, o passo se transforma em um maravilhoso mundo verde, que ainda esconde segredos que o tornam ainda mais atraente para os visitantes. É o caso da seção sul, nos arredores da vila de Arefu, onde fica o Castelo Poenari. Esta construção, hoje em ruínas, foi a residência de Vlad III, o Empalador, príncipe romeno do século XV que inspirou o escritor Bram Stoker a criar o personagem principal de sua novela Drácula.
Como tributo ao 50º aniversário da Transfagarasan, a Porsche Europa Central e Oriental (PCEE) recebeu 60 jornalistas de 16 países em uma viagem de 300 quilômetros para celebrar as cinco décadas do Porsche Turbo.
Os convidados tiveram a oportunidade de dirigir modelos Turbo atuais como o Panamera Turbo E-Hybrid, o Cayenne Turbo E-Hybrid com pacote GT e o 911 Turbo S da geração 992. O Museu Porsche também trouxe alguns dos icônicos Turbos clássicos que mantém sob sua guarda, como um 911 Turbo 3.3 (930), um 911 Turbo 3.6 (964) e o último da era refrigerada a ar, um 911 Turbo S (993).
A casa dos Turbos
O Hotel Castelnor, que desempenhou um papel protagonista no evento, se transformou na ‘Casa dos Turbos’ durante dez dias. Os modelos citados e um 911 Turbo S Exclusive Series que permaneceu em exposição transformaram a encantadora propriedade da Transilvânia em uma autêntica experiência Porsche Turbo. A exposição permitia aos visitantes fazerem um tour autoguiado pela magnífica história da marca, com itens de apoio como um modelo seccionado do primeiro motor Porsche biturbo (da geração 997 do 911) e diversos componentes que ilustravam o caráter pioneiro dos veículos Porsche com motores turboalimentados.
“Ficamos impressionados com a calorosa hospitalidade das pessoas e o rico patrimônio do país”, diz Venceslas Monzini, Chefe de Relações Públicas da PCEE. “O tempo também ajudou, o que sempre é uma vantagem quando utilizamos modelos históricos”.
Uma experiência de condução única
Poder dirigir carros tão especiais e icônicos na que provavelmente é a melhor estrada do mundo foi algo verdadeiramente único para todos os participantes. “Foi fantástico reunir alguns dos jornalistas mais destacados da região central e oriental da Europa, e dar-lhes a oportunidade de testar esses modelos”, afirma Monzini. “Ver esses automóveis - alguns deles verdadeiras joias de museu - sobre um asfalto tão emblemático foi uma experiência para recordar”.
Uma equipe de instrutores da marca esteve à disposição dos meios de comunicação para guiá-los ao longo do percurso e ajudá-los a tirar o máximo proveito dos veículos. A rota, de 300 quilômetros, incluía centenas de curvas, 833 pequenas pontes e cinco túneis. Até 15 ursos pardos foram avistados durante o trajeto. O dia permitiu aos testadores experimentar tudo o que distingue os modelos Turbo e os coloca no topo de suas respectivas gamas: desde a extraordinária dinâmica de chassi até o impressionante torque dos motores turboalimentados.
A estrada Transfagarasan é, sem dúvida, uma das melhores do mundo para dirigir. Pelo menos, se você tiver a sorte de fazê-lo a bordo de um Porsche Turbo.