ENCERRA-SE A PRODUÇÃO DO BMW Z4 DEPOIS DE 115.000 VEÍCULOS FABRICADOS
O BMW Z4 se despede depois de 14 anos no mercado. Em 2002 era lançado o roadster como o substituto do BMW Z3. A primeira geração esteve sete anos entre nós e posteriormente em 2009 chegava a segunda geração, conhecida como Z4 E89. E depois de outros sete anos o modelo diz adeus. A última unidade do Z4 saiu da linha de montagem da fábrica de Regensburg (Alemanha) há exatamente uma semana, na segunda-feira, 22 de agosto.
O último BMW Z4 E89 fabricado foi um sDrive35is, topo da linha, um modelo equipado com o motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros que desenvolve 340 cv e 450 Nm de torque. O último Z4 leva a versão do motor N54, a mesma que levava o BMW 1M Coupe. Posteriormente foi substituído pelo bloco N55 e agora pelo B58. Esta unidade foi pintada na cor ‘Valencia Orange’.
A segunda geração do BMW Z4 inicialmente era oferecida somente com motores de seis cilindros. Até que em 2011 o downsizing chegou ao modelo e passou a utilizar a mecânica de quatro cilindros nos sDrive20i e sDrive28i. Outra das curiosidades do roadster é que nunca recebeu motores diesel. Curiosidade levando em conta a tendência dessa mecânica atualmente, principalmente na Europa.
A verdade é que o BMW Z4 se despede e ainda não temos um sucessor chegando a curto prazo. Sabemos que o BMW Z5 será o primeiro modelo que nascerá sob a colaboração entre a BMW e a Toyota. Mas esse modelo não é esperado no mercado pelo menos até 2018. A filosofia coupe dos modelos Z seguirá com o novo veículo, mas se perderá um de seus elementos chave. Espera-se que o Z5 utilize um teto de lona que substituirá o teto rígido retrátil do Z4. Em todo caso teremos que aguardar para conhecer todos os detalhes oficialmente.