ESTA É A HILUX QUE A TOYOTA LEVARÁ AO DAKAR 2021

Boas notícias para os seguidores da Toyota e os entusiastas dos esportes a motor. A Toyota Gazoo Racing anunciou que participará com quatro Toyota Hilux no Rally Dakar 2021, cujo início está previsto para o próximo dia 3 de janeiro na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita.
Para este ano, a equipe utilizará a nova Toyota Hilux, fabricada e desenvolvida na sede principal da equipe, próxima do emblemático circuito de Kyalami Grand Prix, em Johannesburg (África do Sul).
O modelo atual está baseado na Hilux 2018, que já participou em várias provas, e conta com motor central, suspensão traseira independente e tração total.
O veículo experimentou um desenvolvimento considerável graças à participação da equipe a nível local no SACCS. Para 2021, a configuração e a geometria do veículo serão mantidas como nas linhas gerais, mas serão introduzidos ajustes na suspensão e no motor V8 com aspiração natural para assegurar que a nova versão da Hilux continue sendo tão competitiva e confiável como até agora.
Uma das principais mudanças efetuada na Toyota Hilux 2021 para a competição afeta o design exterior, que agora oferece um reflexo da versão mais recente da Toyota Hilux de produção. A nova Hilux 2021 combina um novo design frontal com um motor de 2.8 litros e um melhor desempenho tanto na estrada como fora dela.
A parte frontal da Hilux 2021 foi redesenhada completamente com uma nova grade tridimensional, audaz e poderosa, e um tratamento renovado do para-choque dianteiro, que realçam consideravelmente a presença da pick-up e sua contundente estatura.
O novo motor diesel DOHC de 2.8 litros e 16 válvulas, ajustado à norma Euro 6d, gera 204 cv a 3.400 rpm, e com a transmissão automática, 500 Nm de torque entre 1.600 e 2.800 rpm. O torque máximo nas versões com transmissão manual é de 420 Nm entre 1.400 e 3.400 rpm.
As credenciais off-road da Hilux 4x4 foram potenciadas ainda mais com a incorporação de uma nova função eletrônica, que pode ser ativada em modo 2WD, que replica o efeito de um diferencial de deslizamento limitado para aumentar a tração em superfícies com pouca aderência, a redução da velocidade do motor em marcha lenta, de 850 a 680 rpm, e um ajuste da resposta do acelerador para oferecer um maior controle ao condutor.
Além disso, conta com um sistema VSC renovado e um sistema específico de Controle de Fluxo Variável - Variable Control Flow (VFC) - para otimizar o esforço da direção, entre outras modificações.
Para reforçar ainda mais sua capacidade de chegar a qualquer parte, a Hilux apresenta uma distância mínima ao solo líder na categoria, de 310 mm, nas versões de cabine dupla, notáveis ângulos de ataque e saída, de 29 e 26 graus, respectivamente, e a capacidade de passar em cursos de água com uma profundidade de até 700 mm.
A equipe estará formada por Nasser Al-Attiyah e seu copiloto Mathieu Baumel, Giniel de Villiers e seu copiloto Alex Haro e as duplas Henk Lategan - Brett Cummings e Shameer Variawa - Dennis Murphy.