ESTA É A HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 5
Com a chegada da oitava geração do BMW Série 5, cuja principal novidade radica na incorporação à sua gama de motorizações de uma versão totalmente elétrica denominada BMW i5, fazemos um retrospecto das sete gerações anteriores com suas principais características e número de unidades vendidas - cifra que já supera os dez milhões desde 1972).
O lançamento do novo BMW Série 5 sedan marca o oitavo capítulo de uma história de sucesso extraordinária. Graças ao seu característico equilíbrio entre esportividade e conforto em longa distância, é a síntese do prazer de conduzir no segmento premium de gama média alta. O lançamento do primeiro BMW Série 5 em 1972 marcou o começo de uma nova era na linha de modelos da marca, incluindo a nomenclatura do modelo que segue sendo válida hoje com uma combinação de números de três dígitos para indicar a série do modelo e motor. Foi convertido no sedan executivo mais bem-sucedido do mundo em um período de 50 anos e mais de sete gerações de modelos. Durante a primavera europeia de 2023, ultrapassou a cifra de dez milhões de BMW Série 5 fabricados.
1972 - 1981 (E12): o primeir0 BMW Série 5 segue a ‘Nova Classe’
A história de sucesso do BMW Série 5 começou há mais de meio século com o BMW 520. Como sucessor do BMW 2000, a ‘Nova Classe’, oferecia aos clientes notavelmente mais espaço e conforto. Na linha gasolina a potência do motor oscilava entre 90 cv no BMW 518 e 218 cv no BMW M535i. O projeto pioneiro foi dirigido por Paul Bracq, que criou um equilíbrio perfeito entre esportividade e elegância em um design moderno de três caixas com características distintivas como faróis duplos circulares, ‘Sharknose’ e uma grade vertical com formato de rim. Nesse momento já se utilizava a última tecnologia informática para fazer cálculos de segurança dos ocupantes. Além do desempenho dinâmico e segurança, a série também se centrou em aumentar a eficiência através da introdução de motores com injeção de combustível. O BMW Série 5 realizou um trabalho pioneiro como base para o primeiro veículo de testes da marca impulsionado por hidrogênio. Em julho de 1981, a produção do primeiro BMW Série 5 finalizou com quase 700.000 unidades comercializadas.
1981 - 1987 (E28): Um conceito comprovado em uma forma moderna
Pela primeira vez, a segunda geração do BMW Série 5 incluía uma grade do radiador de duas partes, elemento em forma de rim e faróis redondos com diferentes diâmetros para luzes altas e baixas. As linhas limpas do exterior eram dominadas por grandes janelas. No interior redesenhado, destacava-se de imediato o habitáculo orientado ao condutor, cujo volante era opcional equipado com airbag para o condutor desde 1986. O programa de motores correspondia em grande parte à geração anterior: no momento de seu lançamento no mercado, eram oferecidos motores a gasolina de 90 cv (BMW 518) até 184 cv (BMW 528i). Com o BMW 524td foi incorporado pela primeira vez um motor diesel em 1983. Em 1985, a BMW Motorsport GmbH apresentou a síntese do grande sedan esportivo: o BMW M5. Seu motor de 6 cilindros em linha, derivado do lendário BMW M1, entregava 286 cv.
A segunda geração converteu-se na pioneira no campo das funções digitais com um computador de bordo, o indicador de consumo instantâneo, Energy Control e o indicador de intervalos de manutenção, uma novidade mundial.
O chassi de novo desenvolvimento, com construção leve inteligente em conjunção com o ABS opcional, aumentou o desempenho dinâmico, segurança e confiabilidade. Em junho de 1988, a produção da segunda geração atingiu um novo recorde com mais de 722.000 unidades vendidas em oito anos de produção.
1987 - 1995 (E34): Lançamento da terceira geração na qual estrearam a tração total, o motor V8 e o BMW Série 5 Touring
A equipe de design da BMW, dirigida por Claus Luthe, orientou claramente seu estilo para a terceira geração do BMW Série 5 no aspecto do novo BMW Série 7 lançado pouco antes. A potência dos onze motores a gasolina e diesel disponíveis oscilava entre os 113 cv do BMW 518i e os 340 cv do BMW M5. Todos os motores a gasolina eram equipados de série com catalisadores de circuito fechado e eram projetados para funcionar com gasolina normal sem chumbo. A tração nas quatro rodas estreou pela primeira vez no BMW 525iX.
O BMW Série 5 Touring foi lançado em 1991. Sua tampa traseira tinha uma janela que se abria separado, um traço característico até hoje. Nesta terceira geração, o BMW Série 5 tornou-se maior, mais espaçoso e mais elegante que seus antecessores. Debaixo da carroceria aerodinamicamente otimizada se escondia um veículo de alta tecnologia.
Como novidade mundial, a série contava com bielas fissuradas, que otimizavam a precisão de ajuste durante a montagem no virabrequim. A fixação mais precisa de suas bielas reduziu as vibrações, melhorou a suavidade de marcha e aumentou a durabilidade.
Além disso, os motores V8 surgiram pela primeira vez no BMW 535i e no BMW 540i. A produção do BMW Série 5 Sedan encerrou em setembro de 1995; o BMW Série 5 Touring seguiu sendo fabricado até junho de 1996. Com um total de mais de 1.3 milhões de unidades vendidas, esta geração de modelos havia elevado o sucesso da série.
1995 - 2003 (E39): Chassi de liga leve utilizado pela primeira vez
A quarta geração do BMW Série 5 foi apresentada no Salão de Frankfurt de 1995. Este BMW Série 5 foi o primeiro automóvel de chassi de liga leve quase em sua totalidade. Os motores de alumínio de novo desenvolvimento também contribuíram para otimizar o peso. Ao oferecer mais espaço, um interior de maior qualidade, incluindo um volante multifuncional, e um elevado nível de conforto de marcha, a quarta geração do BMW Série 5 atendia mais do que nunca as necessidades dos condutores que viajavam muito por motivos de trabalho.
Os faróis duplos circulares atrás de uma tampa de vidro se converteram em uma senha de identidade no elegante exterior do sedan. A característica refrigeração do motor contribuiu significativamente para aumentar a eficiência do motor. A potência dos quatro motores diesel e dos seis a gasolina oscilava entre 136 cv no BMW 520d e 400 cv no BMW M5.
A quarta geração do BMW Série 5 também estabeleceu um novo recorde de vendas, cuja produção encerrou no início de 2004 com mais de 1.47 milhões de unidades vendidas.
2003 - 2009 (E60): O amanhecer de uma nova era
A quinta geração do BMW Série 5 destacou-se desde o princípio graças ao seu progressivo design e à sua inovadora tecnologia. O BMW Série 5, que era oferecido como Sedan e, a partir de 2004, também como Touring, marcou pautas sobretudo nos âmbitos da segurança ativa, da assistência ao condutor e da eficiência. O progressivo design de Chris Bangle, que se destacava por suas superfícies côncavas e convexas, combinava o prazer de conduzir com uma estética moderna. No interior, o inovador sistema de condução BMW iDrive estreou no segmento da gama média alta. Na quinta geração, o BMW Série 5 finalmente se tornou um sedan executivo, um termo que foi mencionado pela primeira vez na comunicação do novo modelo.
Estabilização dinâmica da rolagem, direção ativa, regeneração da energia da frenagem, Shift Point Display e Night Vision formavam as principais inovações que otimizavam a experiência de condução e a segurança em partes iguais. E também estreava o primeiro Head-Up Display em um modelo BMW. A gama de motores do BMW Série 5 desta geração incluía seis motores a gasolina e quatro diesel com potências compreendidas entre 163 cv (BMW 520d) e 507 cv (BMW M5). Em 2007, o pacote tecnológico BMW EfficientDynamics passou a fazer parte do equipamento de série.
Entre 2005 e 2008, o BMW Série 5 foi o carro mais vendido em seu segmento durante quatro anos consecutivos, com um total de 1.4 milhões de unidades vendidas.
2010 - 2017 (F10): O sedan executivo mais bem-sucedido do mundo
A sexta geração do BMW Série 5 tornou-se o líder de mercado mundial de sua classe imediatamente após o seu lançamento no mercado em janeiro de 2010.
Tinha uma carroceria mais rígida que seu antecessor, oferecia mais características de segurança e uma gama mais ampla de sistemas de assistência à condução. O BMW Série 5 Gran Turismo adicionava à linha uma terceira versão de carroceria com uma grande tampa traseira, um amplo equipamento com inovadoras tecnologias para o chassi, a assistência ao condutor e a interconexão na rede à distância. O posto de condução, claramente estruturado da marca se caracterizava por uma orientação ao condutor de uma forma especialmente moderna.
A gama de motores oferecia potências a partir de 143 cv no BMW 518d até 575 cv no BMW M5, e era mais diversa do que nunca. Em novembro de 2011 foi apresentado o BMW Active Hybrid 5 (potência do sistema 250 kW/340 cv), o primeiro BMW Série 5 com tecnologia híbrida. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, a sexta geração do BMW Série 5 superou as suas antecessoras em 42%, convertendo-se na mais bem-sucedida do mundo.
2017 - 2023 (G30): Mais leve, mais dinâmico, mais eficiente e conectado em todos os sentidos
A sétima geração do BMW Série 5 foi lançada em fevereiro de 2017. Contava com desempenhos dinâmicos avançados, inúmeros sistemas de assistência ao condutor do BMW Série 7, um alto nível de conectividade graças às funções do BMW ConnectedDrive e um novo e inovador sistema de comando com controle por gestos foram algumas das mais importantes. A sétima geração do BMW Série 5 deu um grande passo no caminho para a condução automatizada com a incorporação do Controle de Cruzeiro Ativo e as funções de assistência à direção e controle de faixa. A ampla gama de sistemas de assistência oferece o máximo apoio ao condutor; não apenas em situações críticas, mas também em situações menos exigentes como congestionamentos, tráfego lento e trechos monótonos de autoestradas.
A sétima edição do BMW Série 5 foi desenvolvida de acordo com um conceito de construção leve que reduziu o peso do veículo em até 100 quilos em comparação com seu antecessor. Graças ao seu menor peso e aos avançados sistemas de suspensão, foi possível elevar a um nível ainda mais alto o equilíbrio característico da marca entre desempenho dinâmico e conforto de condução.
A gama de motores vai dos 184 cv do BMW 520i até os 625 cv do BMW M5 Competition. O BMW 530e iPerformance, o primeiro BMW Série 5 com propulsão híbrida plug-in, também foi lançada em março de 2017. No início de 2023, já haviam sido entregues mais de 2 milhões de unidades da sétima geração do BMW Série 5 em todo o mundo.