ESTAGIÁRIOS DA AUDI TRANSFORMAM UM CLÁSSICO NSU PRINZ EM UM ELÉTRICO
A fábrica da Audi em Neckarsulm, Alemanha, cumpre 150 anos de história neste ano de 2023, razão pela qual o fabricante de Ingolstadt decidiu criar um modelo especial para celebrar esta data tão especial, que nem sequer exibe o emblema dos quatro aros no capô.
É que antes de que a Audi fosse a moderna marca premium que conhecemos atualmente, se chamava Auto Union, e a planta de Neckarsulm, onde hoje são fabricados os Audi A6 e A8, era propriedade da NSU, que na época fabricava carros, motocicletas e também bicicletas.
Na verdade, em um certo momento da história, a marca com sede em Neckarsulm era o maior fabricante de motocicletas do mundo e, um pouco mais tarde, começou a vender seu primeiro carro de passageiros com um motor rotativo ou Wankel. Apesar de tudo, dentro das marcas alemãs, a NSU era uma empresa relativamente pequena.
Em 1969, a Volkswagen adquiriu a NSU e a fundiu com a Auto Union, recuperando a marca Audi e pondo um fim aos modelos NSU, que estiveram à venda até o ano de 1973. O protagonista de hoje é justamente um dos últimos NSU, um Prinz 4L de 1971, que a Audi tomou como base para uma interessante criação que celebra o 150º aniversário da fábrica.
Este Prinz 4L, agora rejuvenescido, nasceu em 1971 como um pequeno modelo com motor bicilíndrico traseiro de 598 cm³ e refrigerado a ar com uma potência em torno de 30 cv. Agora, sobra muito pouco do modelo original, já que doze estagiários da marca criaram o chamado Audi EP4 (Electric Prinz 4) que podemos ver nas imagens.
O motor de 2 cilindros deixou seu lugar para um propulsor elétrico de 243 cv que procede de um Audi e-tron 2020, enquanto que o tanque de combustível localizado debaixo do capô dianteiro foi eliminado, sendo instalado em seu lugar a bateria de um Audi Q7 TFSIe quattro híbrido plug-in, de 14.4 kWh.
Para a ocasião foi utilizado também a base de um Audi A1, incluindo os eixos e o sistema de freios, embora a carroceria original tenha sido modificada e alargada. Destaca-se por exemplo a cor cinza Suzuka com detalhes em preto brilhante e amarelo Signal, e um grande spoiler traseiro que vai parafusado diretamente na jaula de segurança, o que significa que atravessa o vidro vigia traseiro.
Por dentro, este restomod tão curioso foi totalmente esvaziado e conta somente com bancos Recaro Podium do tipo bucket, um display como instrumentação e a citada jaula de segurança, pintada de amarelo Signal.