ESTE AUDI SPORT QUATTRO S1 E2 GROUP B SERÁ LEILOADO EM LONDRES
Em meados dos anos 80 do século passado, o campeonato mundial de rallys viveu sua época mais espetacular com o Grupo B, uma mescla de excitação, emoção e overdose de potência, combinada com muita loucura, que deixou momentos gravados na memória de muitos aficionados, mas infelizmente também algumas mortes no caminho, tanto de pilotos como de espectadores. Precisamente, isso motivou o fim da categoria. Um dos que dominavam esse cenário era o Audi Quattro S1 E2 e a RM Sotheby’s leiloará um dos poucos que foram construídos.
O Audi Quattro S1 colocou a marca dos quatro aros no mapa da competição. A Audi fabricou 20 unidades do Quattro S1 E2, dos quais, sabe-se que existem 15. Destes, apenas quatro estão em mãos privadas e agora um exemplar será leiloado no próximo dia 5 de novembro, no Marlborough House, em Londres.
Concretamente, trata-se do chassi RE10 do Audi Quattro S1 da versão E2, a última evolução do carro. Em leilões anteriores, os Quattro S1 chegaram a alcançar os 2 milhões de euros e se espera que esse valor seja superado.
O E2 é a última versão do Quattro S1, a que seguramente pode ser visto em uma infinidade de vídeos derrapando e cuspindo chamas de fogo pelo tubo de escape, como no vídeo abaixo, correspondente ao Rally Sanremo de 1985.
Esse Audi Quattro S1 E2 passou por várias mãos e todas elas o conduziram e o mantiveram com muito cuidado. Foi restaurado completamente, incluindo alguns elementos ‘civilizados’ para facilitar sua condução, como um para-brisa de vidro e um freio de mão convencional.
Debaixo do capô, conserva também seu motor turbo de 5 cilindros e 550 cv, potência que é enviada às quatro rodas através de uma transmissão de 5 velocidades, oferecendo uma capacidade de aceleração brutal: 0 a 160 km/h em 8.9 segundos.