ESTE BMW 635CSi GROUP A DE 1984 SERÁ LEILOADO NO REINO UNIDO

No próximo sábado, dia 5 de março, no Museu da Real Força Aérea Britânica de Londres, será leiloado este BMW 635CSi Group A de 1984. Trata-se de um exemplar interessante com uma longa trajetória em competição que inclui corridas no Campeonato Alemão de Turismos (DTM) e em diferentes eventos de resistência. Hoje é uma peça de coleção devidamente conservada e restaurada.
Vendido originalmente a Fritz Möller, este BMW 635CSi do Grupo A correu durante três anos na DTM, entre 1984 e 1986. Mais tarde, o veículo participaria em alguns eventos de resistência, incluindo as 24 Horas de Spa e as 24 Horas de Nürburgring, e passaria por diferentes mãos até acabar como propriedade da Michael Bonk Motorsport em 2005.
O especialista restaurou o chassi antes de vendê-lo novamente a Joseph Kolliker, que concluiria a restauração em 2011. Infelizmente, em 2012 o veículo foi gravemente afetado por um incêndio em uma oficina e, como resultado, ficou neste estado durante anos até que foi vendido como um carro de projeto.
O novo dono decidiu contratar os serviços da Vink Motorsport, na Holanda, um especialista em BMW Motorsport que se encarregou de sua reparação. Após algumas análises e devido aos danos causados pelo fogo, um acidente anterior e o santoantonio de liga leve original que ainda fazia parte do automóvel, foi decidido contratar a Matter Motorsport para substituir a carroceria e começar do zero para devolver à glória este 635CSi do Grupo A.
A Bosch Motorsport foi a empresa encarregada de reconstruir o motor de acordo com os padrões modernos. O resultado são 320 cv de potência e um torque máximo de 400 Nm, cortesia do seu motor de 6 cilindros em linha e 3.5 litros. A transmissão também foi restaurada, assim como o diferencial de deslizamento limitado. Também foi instalado um jogo de amortecedores Intrax e pinças de freio da época totalmente reabilitadas.
Desde a completa restauração, este BMW 635CSi Group A de 1984 participou apenas em um evento de corridas com carros clássicos. Agora, será a leiloado para buscar um novo dono, que receberá um jogo com seis rodas e um passaporte técnico histórico da FIA válido até o final de 2030. A Silverstone Auctions será a casa encarregada de realizar a venda, por um preço estimado entre 120.000 e 140.000 libras esterlinas (805.000-939.000 reais).