ESTE BMW 700 CS ELÉTRICO DE 1964 ESTÁ À VENDA NO REINO UNIDO

Um BMW 700 CS de 1964 convertido em carro elétrico e com o volante à direita está à venda através da casa de leilões online CarAndClassic.com, após sofrer uma restauração completa da carroceria em 2020.
A BMW fabricou o 700 entre 1959 e 1965, e foram vendidos mais de 188.000 exemplares em todo o mundo, mas conseguir um com volante à direita em boas condições é bastante raro no Reino Unido.
Acrescente o fato de que este exemplar em particular é totalmente elétrico. Com um certificado BMW Classic em seu poder, este 700 CS branco obteve uma conversão elétrica feita pelos especialistas da eDub Services em Yorkshire em 2021, utilizando um motor Net Gain HyPer 9, mas (aqui está o curioso) conservando a transmissão manual original de 4 velocidades.
A configuração não conta com embreagem, de modo que o condutor deve antecipar-se, selecionando uma marcha adequada antes de iniciar a condução: a primeira marcha se utiliza pouco, a segunda tem uma velocidade máxima limitada, mas uma aceleração mais alegre, enquanto a terceira é uma espécie de modo de condução polivalente, graças ao generoso torque do motor elétrico.
Por último, a quarta marcha é reservada para a condução em alta velocidade, como em autopista, onde se pode alcançar os 110 km/h de velocidade máxima, o que não é nada mal para um veículo com estas características.
Uma bateria de 10 células LG Chem, que oferece 26 kWh de energia e que pode ser recarregada a uma potência de até 6.6 kW através de uma tomada do tipo 2 integrada, proporciona a energia necessária para anunciar uma autonomia de até 160 quilômetros.
Importado da África do Sul em 2018, o clássico alemão reconvertido recebeu uma remodelação interior onde foram recortados os bancos e foram substituídos os tapetes e o revestimento do teto, sendo o único sinal revelador de sua mudança de gênero para o lado elétrico, o medidor de potência Orion BMS montado no centro, que mostra a autonomia restante em intervalos de 10%.
O carro inclui seus manuais e certificados originais, assim como o histórico de manutenção de sua época no Reino Unido, e está isento de impostos e ITV.
“Os BMW 700 licenciados no Reino Unido estão longe de ser comuns, e este exemplar é único entre eles”, disse Dale Vinten, Chefe Editorial da Car & Classic. Pequeno, ágil e livre de emissões, este BMW representa uma rara oportunidade de possuir um veículo muito utilizável e único”.
De acordo com a Car & Classic, este BMW 700 CS restaurado e convertido em EV poderá superar as 35.000 libras esterlinas quando encerrar o leilão. Sem dúvida, estamos falando de um clássico pouco conhecido e que graças ao seu caráter elétrico seguirá rodando pelas estradas britânicas durante mais alguns anos.