ESTE É O ASPECTO DEFINITIVO DA FUTURA PICK-UP HYUNDAI SANTA CRUZ
Há poucos dias surgiu uma imagem vazada da estrutura do novo Hyundai Santa Cruz, a futura pick-up compacta que está sendo desenvolvida pela marca coreana. Essa estrutura semi-montada já contava com alguns de seus elementos definitivos, como é o caso das portas e dos painéis laterais da carroceria, oferecendo uma imagem muito clara do design que terá a versão definitiva de produção.
Tomando como base esta imagem é como foi realizado um novo render, obra de designers coreanos, que mostra um exemplar acabado com as mesmas formas e proporções exteriores da estrutura vazada, à qual se somam os traços que mostravam os últimos protótipos de desenvolvimento avistados. O resultado é uma recreação que mostra em grande parte a imagem definitiva, bem mais precisa e próxima que os primeiros renders do modelo, que eram baseados no concept que adiantava a pick-up.
O Hyundai Santa Cruz será a versão de produção do Hyundai Santa Cruz Crossover Truck Concept. Este protótipo de salão foi revelado há nada menos que 5 anos, durante o Salão de Detroit 2015. Embora o projeto pronto tivesse recebido a luz verde, a empresa decidiu cancelá-lo por um tempo indeterminado. Finalmente, o projeto conseguiu seguir adiante e em breve veremos as primeiras unidades de produção nas ruas, já que devido ao estado de desenvolvimento dos protótipos recentemente avistados, já devemos estar muito próximos de sua data de apresentação.
O futuro Hyundai Santa Cruz será uma pick-up de tamanho compacto que será baseada no mesmo desenvolvimento do futuro Hyundai Tucson 2021, modelo também em desenvolvimento e que deverá ser apresentado antes do final deste ano. Sua relação com o crossover faz com que o modelo conte com uma estrutura monocasco, o que é habitual nas pick-up deste tamanho, já que a construção sobre chassis de longarinas geralmente é reservada para modelos de tamanho médio e superiores.
Em princípio, o Hyundai Santa Cruz será fabricado junto com o Tucson na planta da marca coreana no estado americano do Alabama e será comercializado nos Estados Unidos. Mas se desconhece em quais outros países poderá estar disponível, pois as pick-ups compactas são um modelo de nicho em mercados como, por exemplo, o europeu. Em princípio não deverá contar com rivais no mercado norte-americano, pois até a chegada da futura pick-up compacta da Ford (Courier ou Maverick, ainda falta confirmar), por enquanto as pick-ups pequenas são um segmento deserto nos Estados Unidos. Se for comercializado no México e na América do Sul, aí sim encontrará mais rivais, como é o caso do Fiat Toro (RAM 1000), e as diversas pick-ups baseadas em modelos do segmento B, como o Fiat Strada (RAM 700), entre outros.