ESTE É O McLAREN ARTURA GT4, UM CARRO DE CORRIDAS COM MOTOR V6 SEM ASSISTÊNCIA ELÉTRICA

Assim como a Lotus, a McLaren é um dos fabricantes que sempre teve um especial interesse em reduzir ao máximo o peso de seus modelos, algo que é evidente inclusive em seu último lançamento, o McLaren Artura, que apesar de sua configuração híbrida, pesa 1.395 quilos de massa vazio.
Pouco antes do Goodwood Festival of Speed, que começa nesta quinta-feira, a marca de Woking revelou seu novo carro de corridas, o McLaren Artura GT4, que é ainda mais leve que o modelo de rua, já que dispensa a hibridação.
Para atender ao regulamento GT4 de competição, que não permite híbridos, este novo Artura teve que deixar para trás sua configuração de rua, deixando o motor V6 sem nenhum tipo de assistência elétrica. Graças a isso, o Artura GT4 é 130 quilos mais leve que o modelo de rua.
De acordo com a McLaren, o modelo é também 100 quilos mais leve que seu antecessor, o 570S GT4, já que aquele modelo montava um motor V8, mais pesado, e este V6 é mais compacto e leve, além de suficientemente potente para que o carro seja competitivo na pista.
O pacote de baterias do Artura de rua deu lugar também a um tanque de gasolina de 110 litros, enquanto que a transmissão é diferente, concretamente uma caixa de 7 velocidades, em vez da de 8 que equipa o de série.
A transmissão tem também relações mais curtas que as do 570S GT4, que deverá resultar em uma melhor aceleração, e no eixo traseiro surge um diferencial autoblocante mecânico. Segundo a McLaren, foram melhorados o consumo de combustível e a refrigeração do sistema de freios.
Como é lógico, o GT4 recebe um kit de carroceria muito mais agressivo, que permite aumentar a carga aerodinâmica inclusive acima daquela gerada pelo 570S GT4, graças a um splitter específico e um novo aerofólio com sete níveis de ajuste para adequá-lo a cada pista.
Por enquanto não sabemos qual a potência que desenvolve este novo GT4, mas supomos que mais de 550 cv, em linha com outros rivais. Também se espera um preço ligeiramente superior ao do modelo de rua, cerca de 200.000 libras esterlinas, algo como 1.25 milhões de reais.