ESTE É O MERCEDES-AMG EQE 43, A VERSÃO DE ACESSO DO SEDAN ELÉTRICO
Acabamos de mostrar o Mercedes-Benz EQE 53, o novo sedan elétrico da casa de Affalterbach, mas a verdade é que a linha contará também com uma versão adicional de acesso, o chamado Mercedes-Benz EQE 43.
Como é lógico, exibe um design praticamente idêntico ao da versão mais potente do sedan elétrico, embora as cifras do seu sistema de propulsão sejam um pouco mais modestas. Em qualquer caso, mantém a tração total 4MATIC e oferece também um desempenho de primeiro nível.
Os dois motores elétricos deste EQE 43, um por eixo, somam um total de 350 kW ou 476 cv de potência, assim como 858 Nm de torque máximo, o que significa uma diferença de 211 cv e 142 Nm com relação ao EQE 53 topo da linha.
De acordo com a própria ficha técnica, o EQE 43 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos, cerca de 9 décimos mais lento que o EQE 53, enquanto que sua velocidade máxima está limitada a 210 km/h, em comparação aos 240 km/h do seu irmão maior.
Outro dos aspectos que diferencia esta versão ‘básica’ é que não oferece o pacote opcional AMG Dynamic Plus e que seu sistema de tração total prescinde do ‘ ’ do nome, uma vez que embora siga contando com a distribuição variável de torque, não tem o mesmo ajuste do EQE 53.
Em qualquer caso, também é de série o eixo traseiro direcional, capaz de girar as rodas traseiras em um ângulo de até 3.6 graus para aumentar a estabilidade do veículo e, sobretudo, sua agilidade, ao dotá-lo de uma distância entre os eixos ‘virtualmente mais curta’.
De maneira opcional podem ser equipados os freios carbocerâmicos, que se associam exclusivamente às rodas de 21 polegadas de diâmetro, e à suspensão pneumática (de série no 53), que deriva da utilizada nos EQS e AMG GT de quatro portas.
Em princípio esta versão de acesso, ou Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC, estará à venda ao longo deste ano, embora ainda não tenha sido informada uma data exata, assim como também ainda falta conhecer os preços das duas versões.