ESTE É O NOVO BMW X5 PROTECTION VR6, UM VERDADEIRO BUNKER ALEMÃO
No mundo existem pessoas de todo tipo que necessitam mover-se em veículos blindados. No entanto, há alguns anos, a tendência é que essa proteção não seja tão evidente como era em outras épocas. É por isso que as marcas criam versões deste estilo que, à primeira vista, são indistinguíveis de seus modelos convencionais. O BMW X5 Protection VR6 é o mais recente a entrar nesta lista.
À primeira vista parece um BMW M60i xDrive standard, com os detalhes de estilo esportivo próprios desta versão, como a grade, molduras e retrovisores em tom preto, e as duas saídas de escape duplas. Entretanto, oculto da visão estão as proteções que o tornam compatível com o padrão balístico VPAM.
Várias partes da carroceria do BMW foram reforçadas com aço, os vidros são antibalas, o porta-malas também é blindado, a parte inferior do carro conta com uma proteção especial de alumínio e o tanque de combustível é capaz de vedar-se após ter recebido um tiro, para assim evitar perdas de combustível.
A isso se soma um equipamento específico com uma função térmica para todos os vidros e um sistema de comunicação com o exterior, embora opcionalmente possam ser somados outros, como luzes de emergência e uma antena com um receptor adicional para o rádio.
Seu motor é um bloco 4.4 V8 com tecnologia microhíbrida, que desenvolve 530 cv de potência e 750 Nm de torque máximo. Como já era esperado, o peso adicional de toda a proteção extra que leva o crossover bávaro (embora a BMW não tenha compartilhado os dados), faz com que seu desempenho seja inferior que o do M60i xDrive sem blindar.
Se o primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos, o BMW X5 Protection VR6 necessita de 5.9 segundos para completar o sprint. O que sem mantém intacta é sua velocidade máxima, que continua sendo de 210 km/h.
Por último, a marca alemã aponta que cada cliente terá acesso a todo tipo de serviços personalizados, que irão desde acrescentar elementos extra ao seu veículo relacionados com a segurança, até a possibilidade de matricular-se nos cursos de condução que são oferecidos pela marca. As entregas começarão em fevereiro de 2024.