ESTE É O NOVO MERCEDES-AMG GLC COUPE
Apenas alguns dias após a apresentação do Mercedes-AMG GLC, a marca de Affalterbach apresenta a versão coupe do modelo, o novo GLC Coupe.
O GLC Coupe completa a gama do segmento médio da Mercedes-AMG com uma carroceria de perfil esportivo com uma transição fluida para a traseira. Os faróis dianteiros conectam-se com a parte superior da moldura da grade do radiador específica AMG e acentuam assim a largura do veículo. O splitter dianteiro AMG com design jet wing e grandes entradas de ar, aletas verticais e flics adicionais, aportam detalhes exclusivos. As precisas bordas laterais acentuam as proporções esportivas e os poderosos arcos de roda.
As molduras dos arcos das rodas na cor da carroceria e a moldura AMG das saias laterais integram-se harmoniosamente no elegante perfil. O aspecto esportivo também se acentua com as bitolas largas e as rodas em dimensões de 19, 20 ou 21 polegadas.
As lanternas traseiras de duas peças ampliam visualmente a vista traseira com um elemento de união de tom preto e vermelho escuro. O defletor traseiro específico AMG com aspecto de difusor (GLC 43) e com uma inserção difusora adicional (GLC 63 S), assim como as duas ponteiras duplas da saída de escape (redondas no GLC 43, trapezoidais no GLC 63 S) reforçam a imagem do modelo.
No coração dos novos modelos Mercedes-AMG GLC Coupe se encontra o motor AMG de 2.0 litros e 4 cilindros. Esse motor, conhecido internamente como M139 (de instalação longitudinal), é até agora o único motor de série do mundo turbo alimentado com um turbo compressor elétrico alimentado pelo sistema elétrico de bordo adicional de 48 volts, que também inclui o alternador motor de partida acionado por correia (RSG).
Um motor elétrico de cerca de quatro centímetros de espessura está integrado diretamente no eixo do turbo compressor, entre a roda da turbina no lado dos gases de escape e a roda do compressor no lado da admissão. Isso aciona diretamente o eixo do turbo e é controlado eletronicamente, acelerando a roda do compressor antes que o fluxo de gases de escape assuma o acionamento de forma convencional. Isso melhora significativamente a resposta diretamente desde o ralenti e em toda a gama de rotações.
No GLC 63 S E Performance Coupe, o M139 produz 476 cv a 6.725 rpm. Isso o converte no motor de 4 cilindros de série mais potente do mundo. O torque máximo do motor a combustão é de 545 Nm a 5.250-5.500 rpm. No híbrido de alto desempenho, o motor de 2.0 litros se combina com um motor elétrico síncrono de imãs permanentes, uma bateria de alta performance desenvolvida em Affalterbach e o sistema de tração total AMG Performance 4MATIC totalmente variável.
A potência do sistema de 680 cv e o torque máximo de 1.020 Nm permitem um desempenho de condução impressionante: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3.5 segundos e alcança até 275 km/h de velocidade máxima regulados eletronicamente.
O motor elétrico de 150 kW (204 cv) está situado no eixo traseiro, onde se integra com uma transmissão elétrica de duas velocidades e o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente em uma unidade motriz elétrica compacta (EDU). A bateria leve de alto rendimento também está situada na parte traseira, em cima do eixo traseiro. Este design compacto oferece inúmeras vantagens.
A bateria de alto rendimento do GLC 63 S E Performance Coupe oferece uma capacidade de 6.1 kWh, 80 kW de potência contínua e 150 kW de potência máxima durante dez segundos. A carga é realizada através da recuperação e do carregador de bordo de 3.7 kW instalado com corrente alternada em uma estação de carga, um wallbox ou uma tomada doméstica.
No modelo básico GLC 43 4MATIC Coupe, o motor de 2.0 litros e 4 cilindros em linha oferece uma potência nominal de 421 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 500 Nm é alcançado às 5.000 rpm. Dependendo da situação, o sistema também proporciona brevemente um impulso adicional de 14 cv do alternador motor de partida acionado por correia (RSG).
A tecnologia de 48 volts também aumenta o conforto, já que as transições entre as funções de arranque-parada e de marcha por inércia são quase imperceptíveis. O GLC 43 4MATIC acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4.8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.
Em ambos os modelos Mercedes-AMG GLC Coupe, a potência é enviada ao solo através da transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), onde uma embreagem de arranque banhada em óleo substitui o conversor de torque.
No GLC 43, a tração integral AMG Performance 4MATIC apresenta uma distribuição permanente da força entre os eixos dianteiro e traseiro de 31 e 69 por cento. A configuração com inclinação para trás proporciona um comportamento dinâmico melhorado, incluindo uma maior aceleração lateral e uma tração melhorada ao acelerar. No GLC 63 S, a tração integral AMG Performance 4MATIC totalmente variável transmite a força motriz à estrada, incluindo o modo drift para se curtir ainda mais a condução.
A direção AMG de três etapas sensível à velocidade, por exemplo, dispõe de uma relação de geometria da direção variável que se adapta ao programa de condução selecionado. Em altas velocidades, a assistência da direção diminui, em baixas velocidades aumenta de forma constante.
A direção ativa do eixo traseiro também está incluída de série. Funciona com um ângulo de giro máximo de 2.5°. Até este ponto, as rodas traseiras giram em sentido contrário às dianteiras em velocidades de até 100 km/h (variável em função do ajuste AMG DYNAMICS). Deste modo se encurta virtualmente a distância entre os eixos, o que se traduz em uma entrada em curva muito mais ágil, um menor esforço da direção e uma maior manobrabilidade.
O sistema de freios esportivos AMG garante números de desaceleração muito elevados e a melhor capacidade de controle no GLC 43. No eixo dianteiro são montados discos de freio ventilados e perfurados internamente de 370 x 36 mm com pinças fixas de 4 pistões e no traseiro, discos de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de 1 pistão.
O pacote exterior AMG Night inclui as carcaças dos retrovisores externos pintadas em preto de alto brilho, inserções nas molduras AMG das saias laterais, a faixa de acabamento da linha dos ombros, as molduras dos vidros e a faixa do para-choque traseiro. A isso se adicionam os vidros escurecidos termo isolantes do pilar B e as duas molduras cromadas de tom preto dos tubos de escape duplos do sistema de escape AMG.
Com o pacote AMG Night II se acrescenta cromo escuro nas aletas da grade do radiador, assim como nos emblemas do modelo nos para-lamas e na traseira, incluindo a estrela traseira.
O pacote exterior de carbono AMG inclui elementos de carbono visível de alta qualidade para o para-choque dianteiro AMG, as inserções das saias laterais AMG e a faixa de acabamento do para-choque traseiro AMG.
O pacote estético AMG confere ao GLC 43 um aspecto ainda mais esportivo. O splitter dianteiro em preto de alto brilho com apliques laterais e o para-choque traseiro com difusor são elementos inspirados no esporte a motor. Além disso, as saídas de ar no para-choque traseiro em preto brilhante contam com flics adicionais.