ESTE É O ÚNICO FERRARI F288 GTO PRETO ORIGINAL DO MUNDO
É muito provável que nunca cheguemos a conhecer todas as surpresas que esconde a enorme coleção de veículos clássicos e exóticos da Família Real de Brunei. Os poucos que tiveram a sorte de vê-la pessoalmente asseguram que é composta por milhares de unidades e na grande maioria dos casos encontram-se novas, amontoadas em armazéns e com zero quilômetros de uso em seus marcadores.
Recentemente falamos de várias e destacadas peças desta coleção, como o estranho Maserati Khamsin modificado e o precioso Ferrari F40 cinza. Este exemplar preto do Ferrari F288 GTO é muito similar a estes, pois também se trata de uma das poucas unidades que saíram da coleção do Sultão de Brunei para desembarcar na Europa.
Tanto as imagens como o vídeo são obra da DK Engineering, um dos mais reputados especialistas na marca italiana não só no Reino Unido, mas no mundo, e foi a oficina encarregada de restaurar peças tão destacadas como o F40 de color cinza mencionado anteriormente e este espetacular GTO de cor preto.
Se prestarmos atenção no que contam os livros de história, do Ferrari F288 GTO sabíamos que seriam fabricadas as 200 unidades necessárias para poder homologar sua versão de competição, mas devido à alta demanda, no final foram montados 272 exemplares, embora a DK Engineering afirme em seu vídeo que contam com um registro particular onde já somam mais de 285 unidades. A história também conta que, assim como o F40, toda a produção do GTO de 1984 foi de cor vermelho e com a configuração de volante à esquerda. Apesar de que contavam com muitos clientes britânicos, japoneses e australianos.
Um dos melhores clientes da marca era precisamente a Família Real de Brunei, que nunca se conformou com a configuração original dos esportivos que comprava. De modo que não encomendou um, mas quatro unidades simultaneamente do GTO. Cada um deles exibia uma cor diferente e a peculiar configuração de volante à direita.
Mas este tipo de trabalho não podia ser realizado nas instalações da Ferrari em Maranello, de modo que estas modificações sempre eram feitas por Pininfarina. Isso obrigava modificar gravemente cada um destes exemplares, embora à primeira vista contassem com os acabamentos e configuração do resto das unidades desta edição limitada.
O fato é que esta unidade de cor Nero (preto em italiano) se encontrava recentemente no Reino Unido e esteve um tempo nas instalações da DK Engineering, que se encarregou de devolver-lhe o mesmo aspecto que tinha quando saiu da Itália em meados dos anos 80.
A cor Nero não é um simples capricho de seu último proprietário, pois foi a própria Família Real de Brunei que solicitou que este exemplar exibisse este tom em combinação com a faixa central de tom vermelho. Uma configuração muito similar à que portava o Ferrari F40 de cor cinza que também aparece nestas imagens e no vídeo deste especialista.
A nível técnico este GTO é virtualmente idêntico aos demais, só sua cor e configuração de volante à direita o distinguem do resto da série. Conta com um motor V8 de 2.9 litros e duplo turbo que entrega uma potência de 400 cv e 496 Nm de torque máximo. Como é tradição na marca italiana, toda a potência de seus veículos era enviada ao eixo traseiro através de uma transmissão manual, cuja grade cromada e alavanca de desenho clássico eram uma de suas senhas de identidade mais conhecidas.
Se desconhece o preço pago pelo proprietário deste raro exemplar do Ferrari F288 GTO, mas considerando que os últimos preços pagos por exemplares convencionais do modelo rondam os 2 milhões de dólares, podemos supor que o valor desta unidade se situará acima desse valor.