ESTE ESPETACULAR LANCIA STRATOS HF COM APENAS 10.000 KM ESTÁ À VENDA

O mundo dos rallys deixou grandes máquinas na lembrança, na verdade, é possível que tenha deixado bem mais modelos para serem lembrados que as competições de circuitos, embora esses carros míticos venham todos do passado, dos anos 70 e 80, com um ou outro despontando nos anos 90. Foi naqueles anos que os carros se destacavam por uma personalidade muito forte e quando eram criados carros pensando na competição. Hoje em dia, muitos destes carros de competição derivam dos modelos de produção, basta dar uma olhada na nova arma da Ford para o Mundial de Rallys: o Puma Rally1.
Daqueles carros dos anos 70 e 80, há alguns que têm uma aura especial, uma glória ao seu redor que os torna objetos de desejo e carros de culto. Carros, obviamente, como o Lancia Stratos. São poucos os carros com a personalidade e o forte talento esportivo do Stratos, que foi desenvolvido, caso alguém ainda não saiba, pensando exclusivamente em criar um Campeão do Mundo de Rallys.
Quando a Lancia começou a trabalhar no desenvolvimento do Stratos, eles queriam criar uma arma que lhes permitisse arrasar no Campeonato Mundial de Rallys. Foi o primeiro esportivo concebido especificamente para competir e vencer no Mundial, e no final acabou conseguindo três títulos mundiais com os melhores pilotos da época (Sandro Munari, Markku Alen, Jean-Claude Adruet…). Uma de suas características é o design realizado por Bertone, contratado para vestir um chassi animado por um motor Ferrari V6.
A produção do Lancia Stratos começou em 1973, com o objetivo de cumprir com o mínimo exigido pelo regulamento para homologar o carro em competição: 400 unidades. Finalmente, foram fabricadas 491 unidades, embora haja fontes que assegurem que a cifra final são 515 carros. Em competição chegou a alcançar os 480 cv graças ao turbo que era instalado para as versões do Grupo 5.
Por esse passado tão laureado, por seu motor Ferrari e por seu espetacular design de Bertone, o Lancia Stratos é um objeto de desejo, superando as cifras de preços a cada leilão. Em geral, um Lancia Stratos não é vendido por menos de 300.000 euros, e isso sendo uma unidade de rua, as de competição podem superar os 500.000 euros. E nem todas os exemplares são guardados em um museu ou em uma coleção particular, há alguns que são usados para competir, afinal, é para isso que o carro foi criado.
Não é o caso da unidade que aparece nas imagens, um Lancia Stratos HF de 1974 com a mítica decoração da Alitalia, que também está homologado para a circulação por vias públicas. Seu hodômetro marca apenas 9.999 quilômetros e de acordo com os documentos que acompanham o carro, assim como as pesquisas realizadas, participou em 18 corridas entre 1975 e 1979. E se não bastasse, está assinado por Sandro Munari, cinco vezes campeão do Rally de Montecarlo e Campeão Europeu de Rallys. Além do mais, acredita-se que ele poderia ter pilotado essa unidade em algum momento. No entanto, quem chegou a pilotá-lo realmente foi Walter Röhrl.
Está à venda através da HK Engineering, uma empresa alemã especializada em clássicos e carros de alta gama, que pede por este Lancia Stratos HF o nada depreciável valor de 650.000 euros. E não se trata de um leilão, mas uma venda direta.