ESTE FABULOSO FERRARI F340 MILLE MIGLIA VIGNALE SPIDER DE 1953 SERÁ LEILOADO EM MONTE CARLO NO FIM DE SEMANA

Uma lenda do automobilismo da Ferrari será leiloada. No dia 14 de maio em Monte Carlo, coincidindo com o fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1, a RM Sotheby’s colocará à venda um Ferrari F340 MM Vignale Spider, um dos carros de maior sucesso dos anos 50.
A exclusividade vem do fato deste carro ser um dos quatro únicos exemplares que sobreviveram à passagem do tempo e está avaliado em uma faixa de preço que oscila entre os 6 e os 8 milhões de euros.
O Ferrari F340 MM nasceu em 1953, sobre a base do já competitivo F340 America, que havia conseguido grandes êxitos em corridas nos Estados Unidos e na Mille Miglia, que é celebrada na Itália.
No entanto, para participar do Campeonato Mundial de Automóveis Esportivos de 1953, a marca de Maranello decidiu ser ainda mais ousada modificando o modelo anterior em termos de chassi e mecânica.
Com uma distância entre os eixos alongada de 2.42 a 2.50 metros e rodas mais largas, o Ferrari se impôs diante do resto dos rivais quase de imediato. Isso também se deveu ao motor de 4.1 litros, que elevou a potência a 300 cv, e ao tanque de combustível, cuja capacidade passou de 140 para 177 litros.
Com estas cifras, foram construídos 10 exemplares do carro, que colheu importantes êxitos em diversas provas, como as Mille Miglia, as 24 Horas de Spa, os 1.000 KM de Nürburgring e o Giro da Sicilia, apenas citando algumas.
Devido à impressionante série de vitórias, o motor criado por Aurelio Lampredi foi desenvolvido em configurações de maior cilindrada, de 4.5 e 4.9 litros, sendo a última a que foi montada no Ferrari que ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1954.
O Ferrari 0350 AM à venda no leilão é considerado o ‘irmão’ do vencedor da Mille Miglia de 1953. O modelo foi adquirido novo pelo empresário americano Sterling Edwards, que decidiu recorrer à Vignale para tornar seu modelo ainda mais especial.
O encarroçador italiano adicionou as características três ranhuras nos arcos de roda, entradas de ar triangulares no para-choque traseiro, um novo capô e um novo sistema de escape. Inicialmente, o carro foi fabricado em um esquema de dupla cor azul escuro e branco, mas ao longo dos anos o carro mudou de pintura com frequência até chegar ao clássico vermelho Ferrari.
Entre os proprietários do veículo se encontra Sherman Wolf, que permaneceu em posse do carro durante quase 30 anos, enquanto que nos últimos dez anos, esse Ferrari terminou em uma importante coleção americana.
No entanto, o F340 MM não ficou acumulando pó em uma garagem, mas participou em alguns eventos e concursos de elegância, como o de Pebble Beach de 2015, onde recebeu o prêmio Phil Hill Cup.
O carro pode ser inscrito em qualquer corrida ou competição de carros históricos, como as 1000 Miglia, Le Mans Classic e Cavallino Classic, e estamos certos de que os colecionadores lutarão por ele até o último segundo do leilão.