ESTE FERRARI DINO F246 GT DE 1972, QUE PERTENCEU A KEITH RICHARDS, SERÁ LEILOADO
O rock & roll e os carros esportivos geralmente andam de mãos dadas, sempre foi assim. Nick Mason (Pink Floyd), Kid Rock, James Hetfield (Metallica) e Eric Clapton são apenas alguns dos colecionadores de carros mais famosos da cena do rock.
Keith Richards, dos Rolling Stones, também é reconhecido como um grande entusiasta dos carros esportivos e agora surge a oportunidade de adquirir um dos clássicos conduzidos pelo guitarrista britânico.
O Ferrari Dino que aparece nas imagens saiu da fábrica de Maranello no dia 10 de fevereiro de 1972, com o número de chassi 03354. Com acabamento na cor Argento Metallizzatto, com interior de couro Nero Connolly, o carro era um modelo específico para os Estados Unidos e foi entregue a Richards na Califórnia, em junho de 1972.
Na verdade, está documentado que a Bill Harrah’s Modern Classic Motors foi o encarregado da entrega do esportivo italiano ao músico, cerca de quatro meses após sua fabricação na Itália.
Três anos mais tarde, em 1975, Richards enviou o carro ao Reino Unido, onde foi matriculado na Inglaterra (GYL 157N). Segundo a informação disponível, o guitarrista utilizou o carro durante os tours europeus dos Rolling Stones, com mais de 40.000 quilômetros rodados ao longo de uma década.
Posteriormente, o Dino foi vendido e embarcou para o Japão, onde fez parte de uma coleção privada até que regressou à Europa em 2014. O carro foi adquirido na época por outro famoso músico: Liam Howlett, cofundador do The Prodigy.
O carro voltou a mudar de mãos rapidamente e recebeu uma restauração completa entre 2015 e 2018, com um custo superior a 77.000 euros. Teve ainda outros dois proprietários, mas o carro foi mantido em um estado impecável, similar ao que tinha quando Richards o adquiriu em 1972.
Hoje em dia, o Dino conserva sua combinação original de cores e interior, e equipa rodas Cromodora de liga leve, com pneus Michelin XWK. Por sua parte, o hodômetro marca 30.037 milhas, que correspondem a 48.340 km.
O carro será leiloado pela RM Sotheby’s em Monterey, no próximo dia 17 de agosto. A casa de leilões estima que o veículo será vendido por um preço entre 400.000 e 500.000 dólares.