ESTE MERCEDES-BENZ 600 PULLMAN DE 1971 QUE PERTENCEU AO PRESIDENTE DO GABÃO ESTÁ À VENDA
Os grandes e luxuosos sedans da Mercedes-Benz sempre foram escolhidos como os carros oficiais preferidos por muitos chefes de estado e de governo de todo o mundo, como o presidente do Gabão, Omar Bongo. Agora, a casa de leilões Artcurial, coloca à venda um Mercedes-Benz 600 Pullman que pertenceu ao presidente africano.
O Mercedes-Benz 600 Pullman é um dos carros mais especiais, não só da marca alemã, mas da história do automóvel. É especial pela forma que é construído e por ser destinado a ser o veículo oficial para chefes de estado e presidentes. Esta unidade, concretamente, foi adquirida em 1971 pela Société d’Equipement pour l’Afrique Gabon (GAEC) para o dirigente máximo do país.
Projetado por Paul Bracq, o Mercedes-Benz 600 foi produzido entre 1964 e 1981 em versões de quatro e seis portas. Os líderes do mundo podiam escolher entre a limousine de quatro portas, a versão Pullman de oito lugares e a mais luxuosa e exclusiva, Pullman Landaulet, com a parte traseira conversível com um elegante teto de lona.
O 600 é equipado com um motor V8 de 6.3 litros que produz 250 cv e um torque de 490 Nm, suficientes para mover com facilidade as 2.5 toneladas que pesa o carro. Um dos aspectos mais característicos desta limousine é o seu sistema hidráulico para controlar a totalidade dos ajustes do carro, desde os bancos dianteiros e traseiros, até a abertura do teto corrediço, passando pelos vidros. Isso explica o alto nível de fabricação que a marca alemã empenhou neste veículo.
Este exemplar que aparece nas imagens foi submetido a um importante processo de restauração por valor de mais de 90.000 euros, que incluiu uma nova pintura, novos cromados, um estofamento renovado, ornamentos de madeira renovados, uma revisão do motor, das suspensões e de todo o circuito hidráulico.
Em janeiro deste ano, a Mercedes-Benz realizou uma revisão do carro onde foram trocados os fluidos e feitas algumas reparações mecânicas, por um valor de quase 5.000 euros, na oficina Branthomme, especializada em modelos 600. No total, foram fabricados 2.677 exemplares do 600, dos quais, apenas 428 na versão Pullman. O preço estimado de venda é por volta de 320.000 euros.