ESTE PORSCHE 908 WORKS ‘SHORT-TAIL’ COUPE DE 1968 SERÁ LEILOADO EM MONTEREY EM AGOSTO
A RM Sotheby’s levará a leilão este Porsche 908 Works ‘Short-Tail’ Coupe de 1968 nos próximos dias 24 e 25 de agosto em um evento que será celebrado em Monterey, na Califórnia, e que este ano coincidirá com o Pebble Beach Concours d’Elegance. Embora seja um dos protótipos de corrida mais longevos da marca alemã, este exemplar teve somente uma breve participação nos 1.000 km de Spa-Francorchamps em 1968, mas não teve muito êxito.
Trata-se de outra evolução dos Porsche 904, 906 e 907 anteriores, mas este teve uma longa vida na ativa que o levou diretamente até o início da década de 80, algo que é extremamente raro para um protótipo de corridas, já que os fabricantes geralmente evoluem o concept quase a cada ano, melhorando os possíveis erros e debilidades mostradas após cada temporada.
Voltamos à corrida dos 1.000 km de Spa-Francorchamps do ano de 1968 para conhecer a breve, mas intensa história em competição deste Porsche 908 Works ‘Short-Tail’ Coupe. Com o número de chassi 908-010, este exemplar foi pilotado por Vic Elford e Jochen Neerpasch, que tiveram que lutar contra os contratempos, além dos demais pilotos. Elford conduziu as primeiras 32 voltas, liderando em várias ocasiões antes que Neerpasch tomasse o volante.
Infelizmente o pavimento molhado e escorregadio fez com que Neerpasch saísse da pista após somente duas voltas no circuito, causando um acidente e vendo-se obrigado a retirar-se. O Porsche 908 jamais voltaria a competir para a equipe oficial da Porsche. Um colecionador suíço conseguiu adquiri-lo diretamente da fábrica e o guardou durante décadas à espera que algum ávido comprador se interessasse por ele.
Isso aconteceu na década de 90, quando um especialista americano o descobriu e adquiriu antes de importá-lo aos Estados Unidos, onde voltaria a vendê-lo a um colecionador da Costa Oeste. Seu novo proprietário decidiu realizar uma restauração integral para poder desfrutar do Porsche 908 Works ‘Short-Tail’ Coupe durante os últimos doze anos em uma série de eventos e corridas históricas, incluindo as últimas quatro edições do Porsche Rennsport Reunion, além de fazer parte da exposição Porsche by Design do Museu de Arte da Carolina do Norte.
Entretanto, seu proprietário decidiu desfazer-se dele no leilão de Monterey, que será celebrado em agosto. Os especialistas da casa de leilões estimaram seu preço de venda em aproximadamente 2,3 milhões de dólares. Veja abaixo as imagens e o vídeo desse espetacular exemplar da história das competições da Porsche em movimento.