ESTE RARÍSSIMO MERCEDES-BENZ G-WAGEN INTRUDER BY HEULIEZ ESTÁ À VENDA
Está à venda este raríssimo Mercedes-Benz G-Wagen Intruder by Heuliez, um veículo assinado pelo mesmo encarroçador que criou o corpo do Peugeot 177B em 1925. Trata-se de uma empresa que se tornou popular por seus desenvolvimentos no âmbito do automóvel, tanto com carrocerias sob medida como com peças. Mas, após anos trabalhando neste setor se concentrou na fabricação de ônibus.
Ao longo de todos esses anos, a Heuliez trabalhou ativamente com a Citroën, embora também tenha feito trabalhos para a Renault. O R5 Turbo era em grande parte construído por eles, uma empresa que enfrentou a alteração do projeto do motor dianteiro ao traseiro. Da mesma forma, a Heuliez produziria mais tarde os veículos de homologação Peugeot 205 T16.
No Salão de Paris de 1996, a Heuliez apresentou um conversível todo-terreno. Tratava-se de um Mercedes-Benz G 320 mesclado com um Mercedes-Benz SLK, para que possamos entender melhor. O projeto era propulsionado por um motor de 6 cilindros e 3.2 litros, acoplado a uma transmissão automática de 4 velocidades com tração total. É claro, como não poderia ser de outra maneira em um todo-terreno, contava com bloqueios de diferencial.
E embora não se tratasse de uma comparação técnica, tinha semelhanças com o SLK. O protótipo incorporava um teto de metal dobrável totalmente elétrico, similar ao do conversível alemão. Desta forma, o Intruder podia ser alterado de um coupe todo-terreno para um roadster todo-terreno em apenas 30 segundos. Um carro exótico que não chegou a ser fabricado em grande escala, como sabemos, mas despertou um grande interesse naqueles que puderam vê-lo.
Devido à evolução das marcas, a Heuliez teve que fechar em 2013. No processo de falência que ocorreu em 2012, foram leiloados muitos dos protótipos e concept cars da Heuliez, entre eles o Intruder, que na época foi vendido por 43.000 euros. Há alguns anos recebeu uma restauração completa, e agora novamente busca um dono. O carro está com 1.700 km e está sendo vendido pela DK Engineering por 174.995 libras esterlinas, cerca de 1.05 milhões de reais.