EUROPA DÁ ADEUS AOS PORSCHE 718 BOXSTER E CAYMAN: MAIS DUAS VÍTIMAS DOS REGULAMENTOS DA UE

Todos devem estar pensando que estamos falando da norma de emissões, mas pela primeira vez ela não é a causa de que as coisas estejam se tornando difíceis para alguns modelos na Europa, como os Porsche 718 Boxster e Cayman. Nesta ocasião, a nova norma de segurança é a culpada.
Há algumas semanas este novo regulamento é precisamente quem acabou com os Toyota GR 86, Subaru BRZ, Porsche Macan a combustão interna e grande parte da produção do Alpine A110 no Velho Continente. Agora, se somam os Cayman e Boxter, que conforme confirmou Oliver Hilger (porta-voz da Porsche), já não podem ser configurados nem encomendados na UE.
Os dois 718 de próxima geração serão puramente elétricos e chegarão em 2025.
Por enquanto, ambos os modelos continuarão estando disponíveis em outros mercados. Da mesma forma, continuam mantidos na carteira de produtos da marca de Zuffenhausen os Porsche Cayman GT4 RS e Boxster RS ??Spyder, já que se trata de modelos de produção limitada. Uma pena, mas atualizá-los à norma europeia custaria à Porsche aproximadamente a metade do orçamento utilizado para um modelo completamente novo.
Estoques dos Porsche 718 Boxster e Cayman
As rigorosas e renovadas normas de segurança da União Europeia entrarão em vigor no dia 1º de julho de 2024. Nessa data, todos os fabricantes de automóveis deverão cumprir com a nova norma, correndo o risco de sofrer multas de até 30.000 euros por veículo caso não o façam. Portanto, o estoque disponível dos Porsche 718 Boxster e Cayman poderá ser vendido até esta data.
A primeira fase dessa norma entrou em vigor no dia 6 de julho de 2022, quando a UE deixou de outorgar homologações para automóveis que não cumpriam com a regulamentação. Agora, a legislação se estenderá a todos os veículos novos (turismos, furgões, caminhões, ônibus…) a partir de julho. Algumas disposições são emendas, mas há também elementos novos.
Um exemplo disso são as caixas pretas. A ficha informativa da Comissão Europeia inclui todas as novas medidas do Regulamento Geral de Segurança 2 (GSR2). Adicionalmente, cabe destacar que serão implementadas novas medidas até julho de 2029, o que fará com que os carros sejam cada vez mais seguros, mas também mais caros na Europa. Infelizmente muitos desaparecerão.