EVO ELECTRIC: O MODELO ELÉTRICO DA DR AUTOMOBILES CHEGA COM UM PREÇO SURPREENDENTE
Há relativamente pouco tempo que a DR Automobiles lançou na Itália a marca de baixo custo EVO. Uma empresa através da qual comercializará alguns dos seus modelos mais veteranos oferecendo a melhor relação qualidade-preço possível. O objetivo não é outro que imitar o grande sucesso comercial colhido pela Dacia na Europa. Além disso, isso lhe permitirá por sua vez melhorar a sua própria imagem, fazendo com que se tenha uma outra percepção da DR Automobiles.
O novo EVO Electric é o único carro elétrico que podemos encontrar neste momento na linha EVO e, que na verdade, está determinado a desempenhar um papel protagonista. Um dos motivos é o preço que oferece de saída, o que lhe deixa com muito poucos rivais. Agora, antes de falar de preços, é preciso dar uma olhada nas imagens.
Assim como o resto dos modelos que compõe tanto a linha da DR Automobiles como da EVO, encontramos veículos de alma chinesa. Concretamente, trata-se de modelos que derivam tanto da Chery como da JAC. No caso concreto do EVO Electric, debaixo de sua carroceria se encontra um elétrico da JAC que já tem um certo trânsito comercial tanto dentro como fora da China.
Apresenta um aspecto diferenciado graças à nova grade e às mudanças realizadas tanto nos grupos ópticos como pela introdução dos emblemas da marca italiana. Com relação ao seu interior, surge um habitáculo onde, embora não haja grandes luxos, mostra acabamentos mais que aceitáveis e um equipamento tecnológico suficiente.
O equipamento de série é realmente completo, já que a linha do EVO Electric é bastante restrita. Entre alguns de seus componentes mais relevantes, destaca-se: espelhos retrovisores externos ajustáveis e dobráveis eletricamente; luzes LED para a circulação diurna; câmera de visão 360º; tela táctil de 8.0 polegadas para manejar o sistema multimídia; tela LCD a cores no quadro de instrumentos; climatizador automático; volante multifuncional.
Quanto à parte mecânica, o novo EVO Electric é propulsionado por um motor elétrico de 85 kW (116 cv) e 270 Nm de torque máximo, alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 40 kWh. Graças a esta mecânica, dispõe de uma autonomia de 300 quilômetros.
Em termos de desempenho, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. O sprint de 0 a 50 km/h é completado em 4.5 segundos.
O novo EVO Electric já se encontra à venda na Itália. Seu preço de saída está fixado em 27.900 euros, mas se forem considerados os incentivos oferecidos pelo governo italiano e a promoção de lançamento, é possível baixar o preço até os 19.000 euros. Não é nada mal.
Por desempenho, tamanho e preço, um de seus principais rivais será o MG ZS EV. Entretanto, a Morris Garage ainda não está disponível na Itália, mas estará em breve. Tampouco devemos ignorar o dano que pode causar ao Hyundai Kona Electric e ao KIA e-Soul. Sem dúvidas os carros elétricos chineses mudarão as regras do jogo nos mercados ocidentais.