FERRARI APRESENTA SEU NOVO MONSTRO DE COMPETIÇÃO: O F296 GT3

Já fazia algum tempo que a Ferrari vinha falando no lançamento do modelo destinado a substituir o bem-sucedido F488 GT3 (ganhador da WEC e das 24 Horas de Le Mans, entre outras competições) nos circuitos.
Um esportivo de pista que teve uma longa e triunfal carreira, com êxitos nas categorias GT, mas também com seu derivado pensado para os programas destinados a clientes, como as diferentes séries do Ferrari Challenge.
Mas a chegada do Ferrari F296 GT3 de competição não é novidade, já que a marca havia mostrado no passado renders do carro, que permitiam imaginar como seria o modelo definitivo.
Agora, ele já está pronto para entrar na pista. Na verdade, a marca italiana confirmou que o novo F296 GT3 estreará na 24 Horas de Daytona de 2023 (assim como o Hypercar da BMW, o M Hybrid V8).
Entre muitas outras coisas, o F296 GT3 significa o regresso aos Ferrari dotados de um motor de 6 cilindros, montado em posição central-traseira.
Um motor que, assim como ocorre no F296 GTB de rua, é um bloco biturbo de 6 cilindros com o V aberto a 120 graus. É claro que para a ocasião perde a parte elétrica do modelo de produção, já que as competições GT continuam sendo puramente térmicas.
De acordo com as palavras da marca, tanto o chassi como a parte dinâmica do veículo são projetados para oferecer “desempenho e facilidade de condução tanto aos condutores profissionais como aos gentleman drivers”.
Além disso, do ponto de vista da aerodinâmica, o F296 GT3 oferece 20% a mais de ‘downforce’ que o modelo anterior (o mencionado F488 GT3 Evo), o que faz com que o carro seja mais estável em todos os cenários.