FERRARI CELEBROU SEUS 70 ANOS NO ÚLTIMO DOMINGO
No último domingo, há exatamente 70 anos, saía da planta de Maranello o primeiro modelo que levava o sobrenome de Enzo Ferrari estampado em sua carroceria. No dia 12 de março de 1947, o próprio Ferrari saía conduzindo um F125S de sua modesta oficina de Maranello.
O modelo utilizava um motor V12 de 1.5 litros, com eixo comando de válvulas e três carburadores Weber de duplo corpo, que produzia 120 cv de potência. Foi o início de um esquema que se repetiu por décadas na casa de Maranello, uma configuração que Enzo Ferrari amava.
Apesar de parecer incrível, nenhum exemplar do F125S sobrevive hoje em dia, embora tenham sido fabricadas somente duas unidades. Uma delas desapareceu após um acidente e a outra foi utilizada como base para fabricar um F166 Spider Corsa, que sobrevive até o dia de hoje.
A fotografia que aparece abaixo, na realidade corresponde a uma nova unidade, que a marca fabricou utilizando os planos originais da época e que hoje descansa no museu da marca.
A Ferrari preparou um vídeo para celebrar seus 70 anos, que tem como protagonistas o seu novo LaFerrari Aperta e certamente o Ferrari F125S que inaugurou as instalações de Maranello.
A Ferrari continua sendo a escuderia de Fórmula 1 mais laureada, com um total de 15 títulos de pilotos e 16 de construtores.