FERRARI CONSIDERA O REGRESSO DOS GTS COM TETO TARGA

A partir dos anos 60, a Ferrari começou a oferecer seus modelos em versões abertas denominadas pela marca de GTS que levavam um teto removível tipo targa, uma solução que estreou com o Dino no ano de 1969. Este tipo de teto deixou de ser oferecido nos últimos tempos, no entanto, é provável que possamos ver um novo Ferrari GTS nos próximos anos.
Esta semana vazaram alguns esboços do escritório de patentes europeu, que mostram um sistema de teto removível montado sobre um Ferrari F430. Isso poderá marcar o retorno dessa solução para os modelos abertos da marca de Maranello, que não vemos desde os tempos do F355. De toda maneira, o fabricante italiano não confirmou o regresso da carroceria GTS, embora as imagens vazadas sejam bem explícitas, mostrando vários detalhes do teto removível e não deixando muita margem de dúvida.
Os esboços da solicitação de patente - que podem ser vistos abaixo - sugerem que um novo GTS poderá estar a caminho como uma nova solução a céu aberto da Ferrari. Ao contrário dos sistemas de abertura mais complexos, o teto removível se destaca por tratar-se de uma solução simples, que não necessita de mecanismos complexos, já que se trata de um teto rígido extraível que une o para-brisa com o setor traseiro da carroceria e que é facilmente reconhecido nos modelos da Ferrari por sua cor preta.
No entanto, o fato é que esse sistema de teto removível poderá não ser concebido para um modelo de produção em série, mas pelo contrário, poderá ter como destino algumas das tantas versões especiais e one-off, com as quais geralmente a empresa italiana gosta de agradar a seus clientes mais seletos. Em todo o caso, só resta aguardar que o fabricante italiano confirme a chegada de um novo modelo que recorra a essa icônica solução.