FERRARI F12tdf ‘120TH ANNIVERSARY’: O EXEMPLAR AMARELO ÚNICO SERÁ LEILOADO NA PRÓXIMA SEMANA EM PARIS

O Ferrari F12tdf foi a versão mais leve e potenciada do Ferrari F12, o antecessor do atual Ferrari F812 Superfast. Para a apresentação deste modelo em 2015 foi utilizada uma atraente unidade de pré-produção de cor amarelo ‘Giallo Triplo Strato’, que depois foi usada amplamente pela empresa com fins promocionais e como peça de museu na exposição ‘Driving with the Stars’ do Museu Enzo Ferrari em Modena. Este exemplar tão conhecido e destacado pouco depois se tornou uma peça única quando foi usado para prestar homenagem ao 120º aniversário do nascimento de Enzo Ferrari.
Foi no final de 2015, durante as Finali Mondiali da Ferrari celebradas no circuito de Mugello, que foi apresentada esta versão ‘lightweight’ do Ferrari F12, com a apresentação do chamativo exemplar vestido com o estridente tom amarelo que aparece nas imagens. O carro foi revelado através dos pilotos da Scuderia na época, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen junto com Sergio Marchionne, que deu uma volta de demonstração no circuito com Vettel ao volante do novo F12tdf.
Nos meses anteriores à apresentação e durante seu desenvolvimento, o modelo havia sido batizado pela mídia como ‘F12 GTO’, já que essa versão era precisamente o sucessor do Ferrari F599 GTO apresentado em 2010, mas as intenções da marca italiana eram muito diferentes e surpreenderam a todos utilizando algumas siglas tomadas do passado glorioso da marca, inspiradas no Ferrari F250 GT Tour de France.
Durante sua apresentação em Mugello o veículo foi conduzido por Sebastian Vettel, mas esta não foi a única celebridade que dirigiu este primeiro exemplar de pré-produção. Após esse evento, o Ferrari F12tdf amarelo ‘Giallo Triplo Strato’ retornou a Maranello onde foi usado como veículo de demonstração com fins promocionais, sendo pilotado por personalidades como Chris Harris, que em um capítulo da temporada 23 do Top Gear esteve ao volante deste exemplar no circuito de Fiorano. Após protagonizar inúmeros artigos na Itália, o exemplar foi levado ao Reino Unido onde também esteve a serviço da mídia com as placas ‘F12 FNE’.
Uma vez terminado seu périplo promocional como veículo de testes e ter protagonizado milhares de fotografias e muitos vídeos, o Ferrari F12tdf amarelo foi levado de volta à Itália para ser uma das estrelas principais da exposição ‘Driving with the Stars’, celebrada no Museo Enzo Ferrari de Modena entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018.
Foi então que Piero Ferrari sugeriu a Sergio Marchionne criar um one-off especialmente destinado a prestar homenagem ao 120º aniversário do nascimento de seu pai, Enzo Ferrari. Como este exemplar amarelo continuava pertencendo à empresa decidiram tomar esta unidade e implementar algumas modificações para torná-la uma peça única que foi leiloada em outubro de 2018. O veículo tem uma placa identificativa onde se especifica claramente que se trata de um exemplar único em homenagem ao 120º aniversário do fundador da marca e, além disso, conta com a assinatura de Piero Ferrari em vários pontos.
O modelo foi leiloado no Museo Enzo Ferrari e todo o dinheiro foi destinado à Associazione Centro Dino Ferrari, associação que se dedica à pesquisa médica que foi fundada por Enzo Ferrari em memória de seu filho Alfredo ‘Dino’ Ferrari. Seu comprador foi um conhecido colecionador britânico, que agora decidiu devolver esta unidade ao mercado. O que acontecerá no próximo dia 13 de fevereiro, no iminente evento da RM Sotheby’s em Paris.
Este exemplar dispõe do número de chassi #213364 e conta com a mesma configuração com a qual foi leiloado em 2018, além do mesmo aspecto que tinha quando foi utilizado para apresentar o modelo anos antes. Sua quilometragem é realmente baixa, menos de 6.800 quilômetros, dos quais somente 240 foram rodados por seu primeiro e único proprietário privado até esta data. O resto da quilometragem foi realizado nos diferentes eventos promocionais e de imprensa nos quais o modelo participou entre 2015 e 2017.
Tanto as características como o histórico deste exemplar o tornam uma das peças mais destacadas do leilão da RM Sotheby's em Paris e um dos Ferrari amarelos mais destacados da história da marca, o único criado para prestar homenagem ao nascimento do fundador.