FERRARI F250 GTE SERIES III ‘LE MANS SAFETY CAR’: UM ELEGANTE CARRO DE SEGURANÇA DE 1963 SERÁ LEILOADO
Apresentado em 1960, o Ferrari F250 GTE 2 2 foi o primeiro gran turismo com quatro assentos que foi produzido em grande escala em Maranello. Este exemplar em particular pertence à terceira série dos construídos e desde sua fabricação teve uma importante função e que o tornou um exemplar único. Trata-se do nº 20 da citada terceira série e sua cor azul Blu Sera com interior em couro Grigio (cinza) são os originais. O carro encontra-se em um excelente estado de conservação e com todos os acessórios de safety car instalados.
O carro foi entregue ao concessionário Franco-Britannic Autos Ltd, e dali foi diretamente ao encarroçador francês Henri Chapron. Nas instalações onde eram fabricados os Citroën presidenciais, foram montados a iluminação, os escudos e suportes de bandeira para realizar o trabalho que haviam reservado para ele, ser o carro de segurança no 40º aniversário das 24 Horas de Le Mans. De todo este processo há uma ampla documentação e demonstra que o carro foi encomendado desde o princípio para ser o safety car desta edição da mítica corrida.
A notoriedade deste F250 GTE não acabou com a corrida, porque logo depois de Le Mans e quase sem descanso foi incorporado à filmagem da comédia francesa Pouic-Pouic, protagonizada por Louis de Funès, mantendo todos os acessórios que foram utilizados durante a competição. Depois da filmagem foi vendido ao seu primeiro proprietário e entre 1963 e 1970 teve nada menos que cinco donos que acumularam um total de 57.000 quilômetros rodados. Seu próximo proprietário o manteve em seu poder os 50 anos seguintes antes de falecer. Em 2017, quando tinha pouco mais de 63.000 quilômetros, foram investidos cerca de 12.000 euros em uma revisão total para colocá-lo novamente em serviço. Todos os seus elementos mecânicos são os originais, com números de série coincidentes e atualmente está sendo inspecionado pela Ferrari Classiche para obter a certificação da marca.
Coincidindo com a celebração do primeiro centenário de Le Mans, a RM Sotheby’s realizará um leilão muito especial onde serão colocados à venda um grande número de veículos míticos que participaram da corrida ao longo destes cem anos. Já foi qualificada como aquela que poderá ser a venda mais importante de veículos de competição já oferecida e acontecerá na pista durante o final de semana da corrida, no próximo dia 9 de junho. No total, serão 24 carros de corridas, todos eles com uma importante história de sua passagem pelas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais famosa do mundo.
Embora não se tenha total certeza, acredita-se que se trata do único Ferrari safety car de Le Mans que ainda existe, o que faz dele um exemplar ainda mais especial. O preço estimado deste Ferrari F250 GTE 2 2 está entre 550.000 e 650.000 euros. Com certeza e tratando-se de uma peça tão curiosa e com uma história tão destacável, seu preço de venda estará muito acima da estimativa máxima.