FERRARI F250 P5 PININFARINA CONCEPT: UM PROTÓTIPO DE 1968 QUE INFLUENCIOU MODELOS FUTUROS DE MARANELLO

Projetado pela Pininfarina em 1968, o Ferrari P5 foi exibido pela primeira vez no Salão de Genebra de 1968. O P5 foi aclamado imediatamente por seu design futurista, mesmo que alguns puristas da Ferrari tenham reclamado do seu aparente distanciamento da ortodoxia do design da Ferrari.
Construído sobre o chassi P4 número 0862, o coupé de dois lugares apresentava um motor V12 de 3.0 litros montado na traseira. Uma volta ao redor do carro branco brilhante (posteriormente repintado de vermelho) revelou um design composto por volumes convexos e côncavos interseccionados.
O design apresentava uma dianteira baixa e côncava com uma abertura estreita para ventilação do radiador. Logo acima, integrado ao capô, havia um conjunto de faróis. Ladeando esse conjunto dianteiro, havia carenagens em formato de pontão para as rodas dianteiras. A parte superior da carroceria era quase inteiramente formada por uma capota transparente em formato de lágrima, com suas portas asa de gaivota revelando uma composição espartana de dois bancos, controles de direção e pouco mais. Os bancos eram minimamente ergonômicos e os encostos de cabeça foram embutidos na parede corta-fogo que separa o habitáculo do compartimento do motor.
O carro era um estudo de aerodinâmica e design, e ajudou a influenciar as Ferraris de produção posteriores, principalmente o vidro traseiro transparente sobre o motor.