FERRARI F288 GTO EVOLUZIONE: O PAI DO F40 SERÁ LEILOADO NA ALEMANHA
O Ferrari F288 GTO Evoluzione é um dos carros mais importantes fabricados pela casa de Maranello. O último GT seguido de perto por Enzo Ferrari e ‘pai’ do F40, o Evoluzione teve uma história realmente turbulenta e hoje é um veículo muito cobiçado pelos colecionadores.
Calcula-se que restem apenas cinco exemplares no mundo (um dos quais está exposto no Museo Ferrari) e um deles estará à venda no leilão da RM Sotheby’s, que será celebrado em Karlskron, Alemanha, entre os próximos dias 19 e 21 de outubro.
O F288 GTO Evoluzione nasceu em meados da década de 1980 como um carro para participar no fracassado Grupo B da FIA. Para correr no campeonato e desafiar o lendário BMW M1, a Ferrari foi obrigada pelo regulamento a construir no total pelo menos 200 exemplares homologados para estrada.
Assim, a produção começou em 1986, mas nesse mesmo ano a FIA decidiu mudar completamente a fórmula do campeonato após uma série de graves acidentes, concluindo com a proibição do Grupo B assim como havia sido concebido.
O desenvolvimento do F288 foi interrompido, com cinco Ferraris de competição já montados. Estes GTO foram aperfeiçoados pelas casas Michelotto de Padua e Pininfarina, que se concentraram na potência e em tornar mais leve ao máximo estes superesportivos.
No final dos trabalhos, o F288 GTO Evoluzione era equipado com um motor de 650 cv (muito mais que os 400 cv do F288 GTO ‘convencional’), enquanto que sua carroceria de kevlar e fibra de vidro ajudava a segurar o ponteiro da balança em somente 940 kg.
Não é surpresa, portanto, que este monstro que atinge 370 km/h fosse utilizado como modelo experimental ou ‘mula’ de testes para desenvolver o mítico F40, que nasceu no ano de 1987 e que perdurou até 1992.
O modelo do leilão foi completado em 1987 e em dezembro desse mesmo ano foi vendido ao piloto de corridas e empresário belga Jean Blaton. Ao longo dos anos, esse Ferrari mudou de mãos algumas vezes e também passou a fazer parte da coleção do canadense Lawrence Stroll (atual proprietário da equipe Aston Martin de Fórmula 1 e pai de Lance Stroll).
Em 2015, o colecionador Davide Raisbeck participou com o F288 GTO Evoluzione no Concorso d’Eleganza Cavallino Classic, ganhando dois prestigiosos prêmios, enquanto que nos últimos anos o carro voltou à Europa graças ao seu último proprietário.
Este Ferrari ‘extremo’ foi submetido recentemente a uma meticulosa restauração na oficina da Michelotto. Os especialistas mecânicos restauraram o carro ao seu estado original e repintaram a carroceria e inúmeros componentes do interior em ‘Rosso Corsa’ por um custo total de 133.000 euros.
É realmente difícil imaginar quanto vale um Ferrari assim. Imagine que um exemplar do menos exclusivo F288 GTO (produzido em 288 unidades) foi vendido recentemente entre 3 e 4 milhões de euros.