FERRARI F296 GTB BY NOVITEC: O ESPORTIVO HÍBRIDO DE MARANELLO TORNA-SE MAIS BRAVO
Nesta preparação, como em tudo, o orçamento é o que faz a diferença. E quando se trata de pegar um esportivo que já de série é superlativo e torná-lo ainda mais radical, a única escolha possível é recorrer a um dos poucos e exclusivos artesãos que só trabalham com os emblemas mais prestigiosos do mundo.
Um desses especialistas é a Novitec. Esta empresa de origem alemã conhece como poucas os segredos dos melhores automóveis italianos, como por exemplo os da Ferrari. O recente F296 GTB é o mais recente modelo da casa de Maranello a passar por suas mãos, e o resultado parece no mínimo tremendo.
Todo preparador tem sua filosofia pessoal, e a da Novitec passa por potenciar em cada carro aquilo que consideram como ‘pontos fracos’, cuidando ao máximo possível o espírito original do design e a mecânica.
Para começar, a altura livre em relação ao solo do F296 GTB foi rebaixada em 3.5 cm graças às novas molas de suspensão. Com elas o centro de gravidade do carro, já bastante baixo na origem, baixa ainda mais, o que adiciona um plus de agilidade na condução esportiva.
No entanto, o que é ideal para rodar em um circuito no limite costuma não ser tão adequado na rua, e por isso a Novitec adicionou um sistema que permite levantar a parte frontal do F296 GTB até um máximo de 4 cm, a fim de que seja um pouco menos tortuoso superar rampas, saltos ou lombadas.
Sem dúvidas, a parte principal da preparação está debaixo do capô traseiro. O 3.0 V6 biturbo italiano mantém intacto seu mecanismo híbrido (inspirado na experiência da ‘Scuderia’ na F1), mas consegue acrescentar mais 38 cv (até os 868 cv) através de novos turbos com maior capacidade e um sistema de escape completo elaborado em ‘Inconel’. Esta liga, caracterizada por sua resistência ao calor, modera a temperatura dos gases em sua saída do motor, otimizando assim o seu funcionamento interno.
Junto com dois catalisadores metálicos de 100 células criados especificamente para este modelo, o sistema de escape é complementado com duas saídas cujas ponteiras podem ser acabadas em fibra de carbono ou banhadas em ouro.
Por último, como sinais estéticos, o exterior do F296 GTB exibe uma combinação de pintura cinza fosco e linhas em tom amarelo, em um esquema quase decalcado do original da Ferrari. Também se encaixam nessa situação as rodas forjadas Vossen, de 21 polegadas na frente e 22 atrás, que são apresentadas em preto acetinado.