FERRARI F499P: O SUPERCARRO PARA VOLTAR E REINAR EM LE MANS
A nova era dourada do Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC) e das 24 Horas de Le Mans, que chega com os novos hipercarros, está cada dia um pouco mais próxima. Na verdade, já são numerosos os carros desta nova era que, ou já estrearam, ou farão isso em janeiro de 2023 em Daytona.
Mas é claro, ainda faltava conhecer a joia da coroa. O modelo com o qual a Ferrari quer voltar a reinar em La Sarthe. Um modelo há muito esperado e do qual, finalmente, podemos oferecer toda a informação e imagens.
Seu nome é Ferrari F499P, onde ‘499’ faz referência à capacidade em centímetros cúbicos de cada um de seus cilindros, enquanto que o termo ‘P’ se refere a protótipo. Porque o coração do novo monstro eletrificado de Maranello é um motor 3.0 V6, com dois turbos.
E embora o motor de 6 cilindros tenha a mesma arquitetura de 120 graus que o propulsor utilizado pelos F296 GTB e GT3, a Ferrari afirmou à mídia especializada que “não é o mesmo motor”.
De fato, o responsável pelo departamento de projetos e desenvolvimento da divisão de corridas, a Ferrari Attivita Sportive GT, Ferdinando Cannizzo, assegurou que o motor é estruturalmente diferente e que o V6 foi escolhido por ser leve e compacto.
O motor a combustão vai situado na posição central-traseira e desenvolve uma potência máxima de 680 cv, para cumprir o regulamento. Funciona junto com um motor elétrico montado na parte dianteira de 272 cv (200 kW) que obtém a energia necessária de uma bateria com tecnologia de 900V derivada da F1, que é recarregada nas fases de desaceleração e frenagem.
O powertrain está acoplado a uma transmissão sequencial de 7 velocidades e entrega uma potência combinada de 680 cv. Lembrando que, ao contrário dos LMDh, os hipercarros ‘puros’ devem contar com elementos de desenvolvimento próprio, como o chassi e a transmissão.
Apresentado nas Finali Mondiali de Imola, o F499P apresenta traços de design do Daytona SP3, assim como uma decoração vermelha com detalhes amarelos que lembram o F312PB do início dos anos 70 do século passado.
Os dois carros levarão os números de corrida #50 e #51, o primeiro deles em homenagem ao meio século transcorrido desde que a casa de Maranello competiu pela última vez na categoria rainha de Le Mans. Por sua parte, o segundo leva um número muito utilizado pelos modelos da Ferrari nas corridas de GT.
O Ferrari F499P realizou mais de 12.000 quilômetros de testes com dois protótipos e estará totalmente homologado antes do final do ano. Sua estreia nas corridas está prevista para meados de março de 2023, durante as 1.000 Milhas de Sebring.