FERRARI F550 SPERIMENTALE: EXEMPLAR ÚNICO DO F550 MARANELLO SERÁ LEILOADO EM MARANELLO

O exemplar que aparece nas imagens é único. À primeira vista parece um Ferrari F550 Maranello dotado de uma configuração um pouco diferente, com elementos pouco habituais nesse modelo, no entanto, uma análise mais profunda revela que é ainda mais peculiar do que parece à primeira vista.
Essa unidade foi utilizada pela marca para o desenvolvimento do F550 Maranello, e posteriormente para sua evolução, o F575 M, por isso não é de estranhar que utilize elementos de ambos os modelos. No entanto, não é um simples veículo composto por elementos de ambos, já que conta com uma configuração interna que o separa dos modelos mencionados, além disso, foi modificado várias vezes ao longo de sua vida.
Construído originalmente em 1996, o mesmo ano em que foi revelado o F550 Maranello, este exemplar serviu ao propósito de testar algumas configurações para o novo motor V12 dianteiro da marca, que mais tarde não foram incorporadas ao modelo de produção. Entre as modificações mais importantes encontramos um chassi consideravelmente mais longo que o utilizado no modelo de produção, com uma distância entre-eixos 20 centímetros superior, por isso que essa unidade não tem o mesmo tamanho que a versão de produção, é mais longa.
Além do aumento do chassi, esse exemplar conta com uma peculiar configuração de escape. Como podemos ver nas imagens da traseira, apesar de o para-choque contar com os buracos para as saídas de escape, estas realmente estão vazias.
Com essa unidade a Ferrari experimentou uma curiosa solução de escapes laterais, que graças a um menor comprimento e maior calibre dos tubos, permitiram uma melhora notável no rendimento mecânico. Essa solução, assim como o chassi estendido, não foram implementados na versão de produção de nenhum dos modelos de produção, embora possamos ver que nessa unidade Sperimentale sim, já que conta com a grande maioria de elementos definitivos.
Embora sua carroceria conte com elementos pertencentes ao F550 Maranello em sua maioria, percebe-se como conserva os faróis dianteiros do posterior F575 M. Torna-se curiosa a combinação desses faróis nessa frente, já que os faróis eram uma das poucas senhas de identidade da evolução do Maranello.
De resto, podemos ver como muitos dos painéis da carroceria não encaixam com os habituais, como as saídas de ar depois das rodas dianteiras, que aparecem em um novo painel e onde curiosamente encontramos 3 saídas, no lugar das duas que usava o modelo de produção. No interior podemos encontrar alguns comandos provisórios, ainda com as etiquetas utilizadas pelos engenheiros.
Essa unidade foi comprada há 10 anos da própria Ferrari e seu primeiro proprietário é quem agora pretende vendê-lo no próximo leilão Leggenda e Passione da RM Sotheby’s em Maranello, onde este exemplar foi cotado por um valor entre 350.000 e 450.000 euros, nada mal por um exemplar único do modelo.