FERRARI KC23: UM ONE-OFF DE CIRCUITO COM AERODINÂMICA ATIVA
Há apenas duas semanas a Ferrari apresentou o SF90 XX em Maranello, e agora a marca italiana revelou uma nova criação especial, o chamado Ferrari KC23, que é ainda mais exclusivo que o primeiro, e que esteve presente neste final de semana no Goodwood Festival of Speed.
Este novo Ferrari KC23 é estritamente um one-off, o que significa que é um carro único para um cliente e que não serão fabricados mais exemplares. Além disso, se trata de um veículo apto unicamente para uso em circuito de velocidade, já que não está homologado para as ruas.
De fato, está baseado em um dos carros de corridas da casa italiana, o Ferrari F488 GT3, embora adote soluções como portas de abertura tipo borboleta e traços inspirados em protótipos como o Vision Gran Turismo e o hipercarro de competição F499P.
No entanto, o F488 GT3 que serve como base para esta criação única foi profundamente modificado, já que inclui, por exemplo, painéis de carroceria móveis para conseguir o que chamamos de aerodinâmica ativa, ou seja, que a força descendente exercida pelo ar sobre a carroceria possa ser alterada em função da situação.
Também chama a atenção o grande aerofólio traseiro, embora a marca assegure que opcionalmente possa ser desmontado, dando à traseira um aspecto muito mais sutil e refinado.
É preciso dizer adeus também à decoração de competição, já que este KC23 exibe uma pintura especial chamada Gold Mercury, com um acabamento estilo alumínio, que segundo a marca de Maranello conta com quatro camadas e leva metal líquido impregnado nas mesmas.
Embora o carro seja um one-off, a Ferrari menciona em sua nota de imprensa que este KC23 também oferece um ‘sedutor olhar’ aos futuros modelos. Apesar de o exterior ter sido totalmente redesenhado, o habitáculo segue sendo o de um verdadeiro carro de corridas.
Conserva, portanto, muitos elementos do F488 GT3 Evo, como dois bancos de corridas tipo bucket, todos os botões necessários, um volante também de competição (com 16 comandos, nada menos) e uma jaula de segurança completa.
A Ferrari não especificou se efetuou mudanças no motor 3.9 litros V8 biturbo, de modo que supomos que será conservada a configuração do F488 GT3 Evo, que quando foi lançado para a temporada 2020, desenvolvia 600 cv de potência a 7.000 rpm e 700 Nm de torque máximo.