FERRARI MOSTRA F12 BERLINETTA TRS NA SICÍLIA
A Ferrari voltou a dar provas da sua capacidade de personalização de veículos através de mais um veículo exclusivo baseado no F12 Berlinetta. O Ferrari F12 Berlinetta TRS estreou no Ferrari Cavalcade na Sicília e é o resultado de uma encomenda específica de um cliente da marca.
Uma das fortes inspirações do design do F12 TRS veio do F250 Testa Rossa de 1957. Desta forma a equipe de Flavio Manzoni e da Ferrari Centro Stile quiseram transportar para um roadster de dois lugares o espírito daquele carro lendário e prestaram-lhe ainda homenagem através do nome.
O veículo mantém o mesmo desempenho do F12 Berlinetta graças ao motor 6.3 litros V12 de 740 cv e 690 Nm de torque. Desta forma o F12 TRS atinge os 100 km/h em 3.1 segundos e os 200 km/h em 8.5 segundos.
Em termos visuais o F12 TRS apresenta grandes semelhanças com o F12 Berlinetta, mas a Ferrari acrescentou algumas modificações que tornam o veículo mais exclusivo e mais radical. Uma delas é uma janela no capô que permite ver as cabeças do motor V12. Além disso, o modelo apresenta um para-brisa envolvente escurecido que contrasta com a pintura vermelha.
Na traseira a Ferrari adotou uma evolução do design em forma de T do F12 Berlinetta. O veículo apresenta uma rampa suave a partir do túnel central que pretende criar uma maior ligação entre o interior e o exterior.
No interior a equipe de design apostou numa aparência mais minimalista com a redução do número de botões e controles. Além disso, foram ainda retirados os botões das janelas, as saídas de ar centrais, o porta-luvas, os tapetes e apoios. Os acabamentos combinam Alcantara, couro e fibra de carbono em preto fosco.
Apesar de não ter sido revelado oficialmente, o veículo custou ao cliente por volta de 3.1 milhões de euros. Veja o vídeo.