FERRARI OMOLOGATA: MAIS UM ONE-OFF V12 DA CASA DE MARANELLO
“O novo Ferrari Omologata é um claro expoente da grande tradição GT da Ferrari que compreende sete décadas de história”, informa o comunicado oficial onde foi anunciada a chegada do novo one-off, o décimo construído sobre a plataforma V12 da marca italiana. O carro foi feito na medida para atender às exigências de uma encomenda de um cliente europeu, e evoca os valores que definem a relação da Ferrari com as corridas de competição GT.
A Ferrari levou pouco mais de dois anos de trabalho na fabricação do novo Omologata desde que foram apresentados inicialmente os seus esboços em 2018. A base do projeto é o Ferrari F812 Superfast, do qual foram conservados somente o para-brisa e os faróis como elementos pré-existentes da carroceria. Por isso, os designers estudaram a postura e a atitude do carro a partir de todos os ângulos, definindo um volume frontal decrescente a partir da grade ovalada.
Na parte dianteira da carroceria de alumínio feita à mão surge uma grande grade de cor preta, faróis delgados acompanhados de duas entradas de ar para o motor e outras duas entradas nos extremos do para-choque que ajudam a obter o maior rendimento aerodinâmico possível. A partir da lateral se apreciam as formas do F812 Superfast, mas foram acrescentadas novas saias que continuam a linha desenhada pelo difusor dianteiro.
Já na traseira, surge um vidro vigia que foi coberto por lâminas horizontais que rememoram os esportivos da década de 70 e 80, um spoiler integrado, lanternas redondas embutidas no próprio para-choque, um enorme difusor traseiro e dois pares de saídas de escape duplas. As rodas específicas em um desenho de cinco raios duplos contrastam com a carroceria acabada em Rosso Magma, uma pintura de três camadas desenvolvida especificamente para este veículo, e acompanhada de uma faixa horizontal que une ambos os para-lamas dianteiros através do capô e o número 7 presente no capô e portas.
No interior, a equipe de design liderada por Flavio Manzoni incorporou uma longa lista de detalhes que sugerem um forte vínculo com a herança de competição da empresa. O Ferrari Omologata inclui bancos elétricos de couro azul e tecido Jeans Aunde com cintos de competição em quatro pontos, combinados com um habitáculo totalmente preto. As partes metálicas do painel e o volante estão acabados com um efeito de pintura rachado que lembra os GTs das décadas de 50 e 60. Este efeito de pintura também está presente nas maçanetas das portas.
A Ferrari não entrou em detalhes quando mencionou a parte mecânica, mas espera-se que o Omologata esteja equipado com o motor V12 de 6.5 litros de aspiração natural que impulsiona o F812 Superfast. Oferecendo 800 cv de potência e 718 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 7 velocidades que envia a energia ao eixo traseiro, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 340 km/h.