FERRARI PATENTEIA UM MOTOR V12 MAIS EFICIENTE E MENOS POLUENTE

Uma das características da Ferrari ao longo de sua história não foram as linhas tão chamativas de seus esportivos, mas o motor V12 longitudinal que deu vida a muitos deles. Trata-se de uma mecânica que já está em funcionamento desde 2012 e que agora está a ponto de receber uma evolução para ser mais eficiente.
Isso porque no último mês de abril, a marca de Maranello patenteou um desenho de motor no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, que não era público até a semana passada. Nas ilustrações podemos contemplar um propulsor V12 muito parecido aos da família F140, de modo que imaginamos que será uma evolução deste e não um criado a partir do zero.
A principal peculiaridade deste motor de 12 cilindros aspirado naturalmente é a presença de uma pré-câmara de combustão e uma segunda vela de ignição, localizados logo na parte superior da câmara principal. Estes dois elementos serão os primeiros a receber a mistura de ar e combustível, que entra em maior temperatura no cilindro. Este desenho tem um objetivo principal e não é outro que reduzir as emissões e ser muito mais eficiente que os atuais, o que se conseguirá aquecendo o catalizador antes do tempo.
A Ferrari também explica que este novo sistema de injeção está ativo em condições de baixa carga, como a partida do motor, e uma vez que o conversor catalítico esteja na temperatura, o V12 entra em seu modo de funcionamento normal para obter o máximo rendimento. Segundo descreve a Ferrari nos documentos da patente: “Portanto, o sistema catalítico se aquece muito rapidamente no arranque do motor e as emissões, particularmente significativas nesta fase, podem ser reduzidas”.
Cabe lembrar que os modelos equipados com o motor F140 da marca italiana são os GTC4Lusso e F812 Superfast, com as edições especiais Monza SP1 e SP2 também incluídas. Em relação a modelos já fora do catálogo, encontramos os Enzo, F599 GTB, FF, F12berlinetta e o LaFerrari. Vamos ver com o que surpreenderá o fabricante de Maranello.